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Empresário contábil explica quando é hora de aumentar os honorários cobrados

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segunda-feira, 26 de agosto de 2024

No mercado da contabilidade é natural que exista uma relação de longo prazo entre empresários contábeis e clientes. E é durante esse tempo que uma série de mudanças podem ocorrer em ambos os negócios, requerendo ajustes necessários para a continuidade desse relacionamento.

Segundo Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica, educacional e de tecnologia, empreendedores costumam ser resilientes e é natural que muitos negócios que começam pequeno acabem crescendo ao longo dos anos, o que também gera mais complexidade do ponto de vista contábil.

“Se uma empresa cresce, aumentam as obrigações, os lançamentos, a quantidade de notas fiscais e a receita. É por isso que não dá para o empresário contábil continuar cobrando a mesma coisa que cobrava no início”, afirma. De acordo com o executivo, é fundamental haver um posicionamento por parte de quem faz a contabilidade, assim como organização e transparência.

“É preciso que o contador mostre para o cliente o quanto ele cresceu ao longo do período em que têm essa parceria. Nada será mais justificável do que mostrar uma timesheet com a evolução do trabalho ao longo dos anos. Com isso, o empresário pode explicar a necessidade de reajustar de honorários e custos”, orienta.

Para Jhonny, é fundamental que o empresário contábil mantenha sua posição caso o cliente não queira pagar o valor justo. “Preço é posicionamento e confiança, portanto, se ele não aceitar o que foi colocado, não vai funcionar. É algo que não terá futuro. Esse é o momento do contador optar por não continuar com esse cliente, pois é apenas escolhendo os clientes certos para o negócio que se torna possível estabelecer uma parceria sólida onde ambos vão prosperar”, finaliza.

Confira quatro justificativas que podem ser usadas para aumentar os honorários cobrados na contabilidade:

  • – Aumento da complexidade das operações – Se a empresa do cliente cresceu ou diversificou as operações, as atividades contábeis podem ter se tornado mais complexas.
  • – Mudanças na legislação – A legislação tributária e contábil está em constante mudança, e a adaptação a novas leis e regulamentações exige mais esforço, atualização e revisões nos processos.
  • – Acréscimo de serviços – Se a empresa de contabilidade passou a oferecer serviços adicionais, como consultoria fiscal, planejamento tributário ou suporte em auditorias, é razoável ajustar os preços.
  • – Inflação e custos operacionais – Com a inflação e o aumento dos custos como salários, tecnologia e despesas gerais, pode ser necessário reajustar o valor cobrado. – Fonte e outras informações: (https://souserac.com/).