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Como incluir a inovação no planejamento estratégico de 2025?

em Manchete Principal
sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Alexandre Pierro (*)

O planejamento estratégico é fundamental para que as empresas definam onde querem chegar. Neste sentido, incluir a inovação neste momento é a melhor forma de garantir que a companhia se mantenha competitiva no mercado.

Ao transformar a inovação em um elemento central, as organizações podem identificar novas oportunidades de negócios, otimizar processos e criar produtos e serviços diferenciados. Entramos no segundo semestre de 2024 e, agora, está na hora de planejar como incluí-la no cronograma de 2025, contando com dicas importantes que irão auxiliar as empresas rumo à prosperidade.

Muito além de uma tendência, priorizar a inovação no planejamento é crucial para garantir a sobrevivência empresarial diante de um mundo em constante transformação. Afinal, novas ideias e soluções podem abrir novos mercados e fontes de receita, além de viabilizar uma maior otimização dos processos, produtividade, satisfação dos clientes e, com isso, a construção de uma marca forte que se sobressaia aos concorrentes.

Contudo, mesmo frente a benefícios inegáveis, ainda existem grandes dificuldades em tirar essas metas do papel. Nos dados mais recentes sobre o tema, divulgados pelo IBGE, menos de 35% das empresas brasileiras com mais de 100 funcionários investiram em atividades internas de pesquisa e desenvolvimento nessa área em 2022.

Inovar não é algo restrito às grandes corporações, muito menos exige altas quantias financeiras. Todas as empresas, independentemente de seu porte ou segmento, podem inclui-la no seu planejamento estratégico, desde que se atentem a alguns cuidados importantes para assegurá-las nesse objetivo. Confira os principais:

  1. – Defina a visão de inovação – Ter uma marca inovadora é o sonho de muitos empreendedores. Mas, sem uma visão clara sobre o que pretende ser conquistado com isso, este processo será bem mais complexo.

Antes de tudo, as empresas precisam aplicar um diagnóstico profundo sobre o tema internamente, compreendendo sua maturidade inovadora, quais objetivos pretende alcançar com essa estratégia e quais tipos de inovação serão priorizados (produto, processo, modelo de negócio) – todos, pontos básicos que irão fundamentar a definição das ações a serem adotadas.

  1. – Identifique as necessidades e desafios da sua empresa: de forma complementar ao tópico anterior, é preciso identificar quais as necessidades e desafios que sua empresa está enfrentando e como a inovação poderá ajudá-la a preencher esses gaps.

Esses pontos não apenas trarão uma imagem mais nítida sobre a realidade do seu negócio, mas também ajudarão a encontrar oportunidades que podem ser exploradas em prol da conquista de resultados ainda melhores.

  1. – Crie uma cultura de inovação: sua empresa pode desenvolver um ótimo planejamento estratégico inovador – mas, sem um ambiente propício a esses ideais, dificilmente, as ações se perpetuarão a longo prazo.

Ter uma cultura de inovação é primordial para todas que iniciarem essa jornada, estimulando a colaboração e a troca de ideias entre os times e incentivando a experimentação e a tomada de riscos calculados. Tudo isso, sem se esquecer de reconhecer e recompensar as iniciativas tidas nesse sentido, valorizando a participação de todos.

  1. – Aloque recursos – Por mais que inovar não dependa, necessariamente, de grandes quantias financeiras, é importante reservar um orçamento específico para esse projeto, de forma que seja possível investir em pesquisas e desenvolvimentos na área ou, caso desejado, contratar consultorias ou profissionais com perfil inovador que possam conduzir esse processo com mais assertividade e eficácia.
  2. – Invista em ferramentas e metodologias de inovação: existem diversas ferramentas e metodologias capazes de contribuir para a troca de ideias e adoção de ações inovadoras. Alguns dos mais famosos são o Design Thinking, abordagem centrada no ser humano que busca soluções inovadoras para problemas complexos; Lean Startup, a qual permite testar ideias rapidamente e com baixo custo; e o Scrum, um framework ágil para gestão de projetos que promove a colaboração e a adaptação às mudanças.
  3. – Estabeleça métricas – Como sua empresa terá segurança de que as estratégias adotadas estão atingindo as expectativas? Mensurando tudo que for colocado em prática. É indispensável definir indicadores de desempenho para medir o sucesso dos projetos de inovação, de forma que os responsáveis por essa área possam acompanhar, de perto, os resultados que estão sendo obtidos e realizar os ajustes necessários visando as metas estabelecidas.

Incluir a inovação no planejamento estratégico é um processo contínuo que exige dedicação e comprometimento. Ao seguir as dicas exploradas acima, as empresas estarão mais preparadas para enfrentar os desafios do futuro e alcançar o sucesso, criando um ambiente onde todos trabalhem, juntos, para alçar voos cada vez mais altos.

(*) – É mestrando em engenharia e gestão da inovação, engenheiro mecânico, físico nuclear e especialista de gestão da Palas (www.isodeinovacao.com.br).