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Empatia e valores empresariais em crises de imagem

em Denise Debiasi
segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Em tempos de greenwashing, social washing, carewashing e tudo-mais-washing, fui surpreendida positivamente com a postura elegante e com empatia da Porsche do Brasil no início do mês. Como diz uma amiga: a beleza dos gestos e a nobreza do caráter são medidos pelas atitudes mais simples e espontâneas. Foi isso o que a montadora alemã demonstrou em um comunicado público sobre a importância do respeito às leis de trânsito e da condução responsável ao volante.

Para entendermos a iniciativa da empresa, precisamos relembrar que a Porsche se viu involuntariamente envolvida em uma sequência recente de graves acidentes automobilísticos no Brasil. Aposto que muita gente irá se recordar desses episódios. Afinal, eles ganharam grande repercussão na mídia e alguns ainda estão no noticiário.

Diante de tantos casos negativos, a fabricante alemã resolveu se pronunciar. Até porque, na maioria das manchetes jornalísticas, a empresa é colocada como a vilã das histórias: “O que se sabe sobre o acidente de Porsche que deixou um homem morto em BH”; “Laudo diz que Porsche estava a 156 km/h antes de acidente no Tatuapé”; e “Porsche perseguiu outro carro dias antes do acidente que matou homem em SP”. Ou seja, mesmo que involuntariamente, a montadora precisou enfrentar uma grave crise de imagem. Seus produtos se tornaram armas nas mãos de motoristas imprudentes (e, talvez, criminosos a depender das sentenças da Justiça).

Na nota oficial em 1º de agosto, a Porsche se solidarizou com as vítimas e, na sequência, destacou a importância do respeito às leis de trânsito: “A Porsche Brasil reafirma seu comprometimento com a segurança nas estradas e o respeito às normas estabelecidas no Código Nacional de Trânsito (…). Que a lembrança deste e de outros trágicos acontecimentos inspire a reflexão e a promoção de uma conduta mais segura e responsável”. Por fim, destacou os investimentos que faz em programas de treinamento de condução defensiva e na política de segurança de seus automóveis.

Por mais que seja óbvio na cabeça das pessoas minimamente inteligentes que os culpados pelos acidentes relatados tenham sido os motoristas erráticos (para se dizer o mínimo dessas pessoas!), ainda assim a fabricante veio à publico para reforçar seus valores empresariais. Não é porque a Porsche produz carros potentes que necessariamente está autorizando seus clientes a desrespeitarem os limites de velocidade nas cidades e o bom senso da convivência em sociedade.

Apesar da simplicidade do comunicado, o achei elegante e necessário. A companhia se mostra preocupada com a sociedade e com o uso equivocado de seus produtos. Vale lembrar que se um dia o avião foi usado como arma de guerra, a culpa não foi de Santos-Dumont.

Numa fase de comunicação corporativa desvinculada da realidade, gostei de ver o pronunciamento sincero e objetivo de uma grande marca. Não é preciso atentar contra o bom-senso para resolver os problemas de imagem e para convencer o público consumidor de algumas ideias. A relação saudável entre empresa e mercado deve ser pautada sempre pela ética e pela verdade. Para tal, os valores empresariais são os guias que iluminam os caminhos a serem seguidos, mesmo nos momentos mais delicados e nas horas mais difíceis da organização.

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Denise Debiasi é CEO da Bi2 Partners, reconhecida pela expertise e reputação de seus profissionais nas áreas de investigações globais e inteligência estratégica, governança e finanças corporativas, conformidade com leis nacionais e internacionais de combate à corrupção, antissuborno e antilavagem de dinheiro, arbitragem e suporte a litígios, entre outros serviços de primeira importância em mercados emergentes.