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Como Dominar Um Nicho De Mercado: Estratégias Vencedoras

em Opinião
sexta-feira, 09 de agosto de 2024

Gustavo Caetano (*)

Os nichos de mercado trazem ótimas oportunidades para empresas oferecerem produtos ou serviços especializados que atendam de forma precisa e eficiente às necessidades de um grupo específico.

O segmento pet, por exemplo, é vasto e está em expansão. Dentro dele, há demanda contínua por novidades em alimentação, acessórios customizados e serviços de saúde animal.

Outro segmento em destaque nos últimos anos é o cosmético/farmacêutico, que oferece produtos distintos para diferentes tipos de necessidades e atende preocupações estéticas particulares de cada um. Enquanto isso, produtos de luxo delineiam um setor marcado não apenas pela qualidade excepcional, mas também pelo simbolismo e pelo status que confere aos seus consumidores. Esses itens são direcionados a um público que valoriza exclusividade e sofisticação.

Portanto, há diversos tipos de nichos de mercado, desde aqueles baseados em demografia, geografia ou comportamento, até outros emergentes decorrentes de novos estilos de vida e tecnologias. E a compreensão do seu conceito é cada vez mais essencial para que as companhias possam se posicionar estrategicamente e criar valor de forma sustentável.

Nesse sentido, os primeiros passos para montar uma estratégia efetiva e assertiva para atingir determinado público é entender quais são os seus reais desejos e o seu perfil consumidor. Compreender quem são os potenciais compradores – suas necessidades, preferências e hábitos – permite elaborar estratégias de marketing direcionadas que ajudem a posicionar a marca como autoridade em seu segmento e seguir um plano efetivo que alinha a visão da empresa com as necessidades dos consumidores. Isso inclui a criação de uma ou mais buyer personas que representem os clientes ideais do nicho, e dessa forma será possível desenvolver produtos ou soluções que ressoem diretamente com as suas necessidades explícitas e implícitas. 

Também é fundamental realizar pesquisas de tendências para identificar oportunidades de mercado, que envolvem análises detalhadas com a ajuda de ferramentas de busca relacionadas aos nichos em questão, identificando termos-chave para SEO e comportamentos emergentes. Outros pontos que merecem atenção são a avaliação da concorrência e a identificação de lacunas que podem ser exploradas.

A definição do posicionamento de marca é outro processo essencial e deve refletir tanto o valor percebido pelo público, quanto a imagem que a organização deseja transmitir. E aqui entra também o cuidado com o desenvolvimento de conteúdos que atraiam os clientes, sustentem seu interesse e o engajem – nesse cenário, iniciativas como blogs e tutoriais podem transformar-se em ferramentas poderosas.

Não é nenhuma novidade que, hoje em dia, para dominar um nicho de mercado é preciso também maximizar a presença digital, focando em estratégias assertivas que melhorem a visibilidade da marca nas redes, e estabelecendo parcerias com influenciadores digitais. De acordo com o estudo Influence Marketing Scope, realizado pela Scopen, para 50% dos profissionais de marketing e comunicação esse investimento tem como objetivo conquistar visibilidade, awareness e conhecimento de marca, seguido da construção de branding, posicionamento e imagem. Outra pesquisa da Twilio mostra que oito em cada dez empresas que investem em engajamento digital atingiram suas metas financeiras em 2022.

Além disso, estamos na era da personalização, que exige que as companhias ofereçam cada vez mais experiências únicas que elevem o valor agregado dos seus produtos ou serviços aos olhos dos clientes. Isso impacta diretamente na fidelização, que ocorre naturalmente quando se percebem os benefícios de uma solução feita sob medida para suas exigências. Seguindo esses passos, acredito que as organizações de todos os tamanhos estarão muito mais perto do sucesso e se destacarão frente à concorrência.

(*) CEO e fundador da Samba, especialista em soluções digitais simples, inteligentes e eficazes que impactam significativamente os resultados, proporcionam vantagens competitivas e perpetuam com maturidade os clientes no mercado.