156 views 3 mins

Sem disciplina não há evolução

em Artigos
terça-feira, 06 de agosto de 2024

Roberto Vilela (*)

A disciplina é o único segredo para a evolução profissional, ou de qualquer outro campo da vida, se o resultado que se espera depende apenas de si.

Quando existe talento e ele é combinado com ação, o alcance do objetivo se torna uma realidade mais provável. Já o brilhantismo, sozinho, não é capaz de gerar resultados significativos.

É comum encontrar profissionais frustrados por não conseguirem progredir em suas carreiras, sem entenderem o porquê disso. Nesses casos é preciso analisar o que está faltando. É oportunidade? Mercado? Ou é resultado das próprias ações – ou da falta delas? O último caso só depende do próprio profissional e é por aí que é preciso começar a analisar.

Algumas pessoas não dão atenção a tarefas básicas da rotina, como chegar no horário combinado, organizar os materiais do dia a dia, se preparar antes de apresentar um produto ou serviço a um cliente, dar retorno quando procurado, ou mesmo responder mensagens. Para esses profissionais, sem que haja uma mudança de comportamento, a chance de sucesso é mínima, pois seus projetos já nascem condenados ao fracasso.

É preciso entender que ninguém alcança bons resultados “do nada”, sem nenhum esforço. Todo sucesso é fruto de um trabalho bem feito e de uma longa preparação. Quem está colhendo os frutos hoje, vem plantando há muito tempo e, certamente, ao longo do caminho enfrentou muitos tropeços que a ajudaram a desenvolver diversos atributos.

A falta de percepção de que os melhores resultados só são alcançados com disciplina, faz com que algumas pessoas desistam no meio do caminho, frustradas e sem entender o que faltou para elas que sobrou para outras. Sem perceber que essas outras tiveram organização e uma dose extra de esforço – que também pode ser chamado de fazer o básico bem feito, de maneira contínua.

No mundo dos negócios, onde se está vendendo a todo momento, seja um produto, serviço ou mesmo a própria imagem para tentar abrir portas, detalhes escondidos na rotina podem fazer toda a diferença na hora de fechar um negócio ou alcançar um novo cargo.

(*) – É consultor empresarial e estrategista de negócios (www.orobertovilela.com.br).