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Atividades turísticas no Brasil crescem 4,5% impulsionadas por diversos setores do mercado

em Turismo
quarta-feira, 17 de julho de 2024

O turismo brasileiro continua a demonstrar sinais de recuperação e crescimento. Em abril de 2024, as atividades turísticas registraram um aumento de 4,5% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 12. Este é o 37º mês consecutivo de alta no setor, refletindo uma retomada robusta pós-pandemia.

Os principais responsáveis por esse crescimento são as empresas de transporte aéreo de passageiros, serviços de bufê, hotéis, locação de automóveis e agências de viagens. O acumulado dos últimos 12 meses aponta um ganho de 2,4%, enquanto no primeiro quadrimestre de 2024 houve uma expansão de 1,4% em comparação ao mesmo período de 2023. Comparado a março deste ano, o crescimento foi de 2,3%, situando o setor 4,7% acima dos níveis observados em fevereiro de 2020, antes do impacto da Covid-19.

“O turismo brasileiro está em plena expansão, registrando taxas positivas em todas as comparações. Nossa expectativa para o segundo semestre é ainda maior, com eventos como as reuniões do G20, férias do meio do ano, Salão do Turismo, Feirão Nacional do Turismo e outros que movimentarão a atividade turística em todo o país”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Setores em destaque
O volume de transporte aéreo de passageiros foi um dos grandes destaques, com um crescimento de 9,9% em abril de 2024 em relação ao mesmo mês de 2023. Em relação a março deste ano, o aumento foi de 10,2%, colocando o segmento 3,2% acima do nível pré-pandemia.

Em termos regionais, oito das doze unidades federativas monitoradas pela PMS mostraram avanços, com destaque para Bahia (30,0%) e Minas Gerais (15,3%), seguidos por Paraná (11,3%) e São Paulo (2,3%).

Exemplos de sucesso no setor
O crescimento do turismo tem sido sentido diretamente pelos hotéis, pousadas e resorts. Um exemplo é o Transamérica Resort Comandatuba, localizado no sul da Bahia. Em março de 2023, o resort recebeu 3.076 hóspedes, número que subiu para 4.483 em março de 2024, um aumento de aproximadamente 45,73%.

”Tivemos um aumento notável no número de hóspedes como um indicador chave do crescimento das atividades turísticas no Brasil. São resultados que nos impulsionam a investir em melhorias contínuas em nosso resort para que ele permaneça em posição de destaque no cenário nacional”, declara Flávio Monteiro, diretor de Operações e Comercial do Transamérica Resort Comandatuba.

Outro exemplo de empresa que tem contribuído para esse crescimento é a startup Pinguim Incentive Travel & Tech, especializada em viagens de incentivo. Com uma forte política ESG, a empresa prioriza pequenos empreendedores locais no desenvolvimento de roteiros personalizados. Desde sua fundação em 2023, a Pinguim já faturou cerca de R$15 milhões.

“Nosso objetivo é trazer mais tecnologia e proporcionar experiências inovadoras para um mercado do turismo que está em franco crescimento no Brasil, principalmente no setor corporativo e de viagens de incentivo”, afirmou Renata Franco, sócia e fundadora da Pinguim.

Além de estimular o turismo nacional propondo viagens em território nacional, o Pinguim já realizou viagens desse perfil para locais como Trancoso, na Bahia, e também para Bonito, no Mato Grosso do Sul.

O hotel Laghetto Stilo São Paulo também representa o crescimento que o setor turístico está tendo na capital paulista nos últimos anos. A Laghetto Hotéis, rede hoteleira gaúcha, chegou em 2022 na terra da garoa com o foco em atrair para o espaço os turistas nacionais e internacionais que vêm à capital em busca do turismo corporativo.

“Temos recebido cada vez mais turistas, tanto de fora do estado, como internacionais. No período de março até abril, já recebemos hóspedes de 29 países diferentes com destaques para os chineses, americanos, chilenos, argentinos e alemães”, afirma Antônio Britto, gerente geral do Laghetto Stilo São Paulo.

Incentivos governamentais
Para fomentar o turismo doméstico, o Ministério do Turismo lançou iniciativas como o programa “Conheça o Brasil: Voando”, que visa ampliar a oferta de voos e rotas, e o “Conheça o Brasil: Realiza”, que oferece linhas de crédito para a aquisição de serviços turísticos. Além disso, o “Conheça o Brasil: Cívico” motiva estudantes e pesquisadores a visitarem destinos históricos, com um projeto-piloto em Brasília.

Essas ações, aliadas ao aumento da demanda e à recuperação econômica, sugerem um futuro promissor para o turismo no Brasil. Com o setor registrando ganhos consistentes e as expectativas em alta, o país se prepara para consolidar ainda mais sua posição como um destino turístico de destaque.