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Lucia Camargo Nunes (*)
GWM lança nova versão híbrida plug-in de seu SUV
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Após pouco mais de um ano de mercado brasileiro e 21.500 veículos vendidos (entre Haval H6 e Ora 03), a GWM lança mais uma versão do SUV híbrido, de olho em concorrentes tradicionais.
O novo H6 PHEV19 é uma opção intermediária do híbrido plug-in, com bateria menor (19 kWh) em relação ao modelo que já estava à venda (de 34 kWh).
A principal diferença do H6 PHEV19 para o 34 está no conjunto híbrido, que conta com um motor elétrico que trabalha em conjunto com o propulsor a gasolina 2.5 turbo. Com tração dianteira, rende 326 cv enquanto o outro PHEV gera 393 cv de potência combinada.
Isso também reflete na autonomia: o PHEV19 tem alcance de 74 km no sistema elétrico versus 113 km do modelo de bateria maior.
Por fora, a diferença está apenas no desenho das novas rodas de 19 polegadas, enquanto por dento o SUV traz um exclusivo revestimento bitom, além de um acabamento que imita cobre em portas, painel e console.
Em termos de conteúdo ele traz tudo o que o PHEV34 traz: internet 4G, sistema Adas de segurança, bancos elétricos com ventilação, teto solar panorâmico, multimídia com tela de 12,3 polegadas com câmeras 360 graus e sistema de estacionamento autônomo, entre outros.
Além do bom espaço interno e porta-malas de 560 litros, ele é o único híbrido plug-in que aceita recarga rápida: em meia hora carrega até 80% da bateria.
Por R$ 239 mil, o Haval H6 PHEV19 passa a ser o SUV plug-in mais acessível do mercado.
Os concorrentes mais próximos são o BYD Song Plus e o Caoa Chery Tiggo 8, ambos híbridos plug-in. Mas a GWM também considera que o PHEV19 vai brigar com modelos a combustão como Jeep Compass e Commander, Volkswagen Tiguan e Toyota RAV4 (plug-in).
Combustíveis ficam mais caros no primeiro trimestre
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Indicador de preços de combustíveis calculado pela Fipe, com base em dados da Veloe, mostra que nos três primeiros meses de 2024, quatro dos seis combustíveis monitorados ficaram mais caros: etanol hidratado (8,8%), gasolina aditivada (4%), gasolina comum (3,8%) e GNV (1,6%). Já os preços do diesel S-10 e do diesel comum caíram em -1,3% e -1%, respectivamente.
A preferência pelo etanol foi alterada devido ao aumento no preço desse combustível nos últimos meses, chegando próximo de 70% em relação à gasolina e tornando o abastecimento com ambos os combustíveis quase equivalente em termos de custo-benefício. No entanto, a análise desagregada revela que a gasolina ainda é mais vantajosa no Sul e Nordeste, enquanto o etanol se destaca no Sudeste e Centro-Oeste.
Ford inicia a fabricação de motores da Ranger na Argentina
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A Ford iniciou a produção dos motores da Ranger na planta de Pacheco, na Argentina. Na mesma linha são fabricados os dois modernos motores turbodiesel que equipam a picape: o Lion 3.0 V6, com 250 cv de potência e o Panther 2.0 de quatro cilindros de 170 cv.
A planta de motores segue o conceito de manufatura 4.0 já adotado nas demais áreas da fábrica, com alto nível de tecnologia, automação, conectividade e sustentabilidade. O uso amplo da digitalização e o controle inteligente de processos contribuem para garantir qualidade e eficiência na produção.
“No Brasil, a Ranger foi a picape que mais cresceu em 2023, com um avanço de 42,5% e mais de 20.000 unidades. E este ano, até maio, as vendas subiram 41%, somando mais de 9.700 unidades”, afirma Pedro Resende, diretor de Vendas e Rede da Ford.
Dicionário reconhece a importância das pilotas
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A Mitsubishi Motors iniciou uma campanha que agora teve um resultado transformador. Após mobilização da marca e milhares de pessoas nas redes sociais, o substantivo piloto ganhou sua versão feminina no dicionário Michaelis.
Na língua portuguesa, não há essa variação e piloto refere-se tanto a homens quanto mulheres que dirigem em competições, ou pilotam aviões ou embarcações. O Michaelis, por sua vez, reconheceu a alteração semântica para “pilota”, o que se torna em um avanço significativo na luta pela igualdade de gênero no esporte a motor.
Ao redefinir “pilota”, a Mitsubishi, que também contou com o apoio do projeto FIA Girls on Track, destaca a competência e o valor das mulheres que desafiam estigmas em um ambiente tradicionalmente dominado por homens.
(*) Economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: [email protected]