Com a proximidade do Dia dos Namorados o mercado e as empresas já começam a preparar ações promocionais. Conforme levantamento do ano passado da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com Offerwise, líder em Obtenção de Insights na América Latina, roupas, perfumes e calçados são os produtos mais procurados para presentear na data.
Para este ano, somente via e-commerce, é esperado que cerca de 99,7 milhões de brasileiros comprem presentes, 7,6 milhões de pessoas a mais em comparação com 2023, segundo pesquisa do SPC Brasil, junto com a Offerwise. Maira Nogueira, superintendente executiva de satisfação do cliente na Getnet Brasil, lista 5 dicas fundamentais para os empreendedores à frente das Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Confira:
- – Inove nas embalagens e descontos – Para surpreender seus parceiros, os consumidores buscam inovar na apresentação do presente. Por exemplo: embalagens mais trabalhadas com frases criativas valem bastante para chamar atenção dos(as) amados(as). Outra sugestão é apostar em vouchers de desconto para transformar os serviços em presentes.
- – Não perca vendas por falta de meio de pagamento – Ofereça ao seu cliente os principais métodos de pagamento, entre eles, cartões de crédito e débito das principais bandeiras nacionais, internacionais, link de Pagamento e o Pix. A aceitação de Pix por intermédio da maquininha de cartão garante uma conciliação fluida e a segurança que a transação foi realizada com sucesso. Por isso, priorize esse formato.
A importância da utilização de novas tecnologias, como o Tap on Phone, que transforma o celular em uma maquininha de cartão, é uma solução prática, segura e gratuita, sem taxa de adesão, manutenção e aluguel. É uma ferramenta que pode ser usada por qualquer pessoa e que pode ajudar a agilizar as vendas.
- – Combine prazos e entregas que você pode cumprir – Caso tenha fechado uma entrega, seja de delivery ou da própria loja, certifique-se que o combinado ficou bem entendido por ambas as partes. Monte processos em que você seja transparente e cumpra as etapas para não decepcionar seu cliente, principalmente na entrega e para que o produto chegue no dia marcado.
Veja também seu estoque de insumos e produtos, analise bem se o tamanho da equipe disponível consegue atender às demandas (tanto interna quanto da entrega). Nos casos de agendamento de serviços, é ideal ver se conseguem atender pela capacidade e número de colaboradores”, explica a executiva, destacando a gestão de vendas como algo primordial para o sucesso de um negócio, principalmente, em datas de grandes volumes de vendas.
- – Use soluções digitais para facilitar o atendimento – Controle seus pedidos, tempo de entrega, estoque e agenda via aplicativos ou faça um controle interno em planilhas do Excel. Assim, não perderá nenhum detalhe e conseguirá organizar melhor as informações. Usar as redes sociais, seu site, ou até mesmo ter um catálogo de produtos no WhatsApp da loja para ser mais fácil a comunicação com o cliente e para ele visualizar melhor seus produtos na hora de escolher.
- – Atenção: cuidado com possíveis fraudes e golpes – Ao realizar uma venda online, tenha um processo em que consiga obter informações sobre quem está realizando a compra (informações pessoais, perfil do cliente etc.). Existem provedores de serviço que são especializados em validações de clientes. Caso tenha algum problema com sua venda, será possível entrar em contato com seu cliente para resolução. É essencial garantir que o comprador é o próprio portador do cartão.
“Em relação a vendas muito diferentes do habitual, em quantidade e formato de compra, com valores muito significativos, por exemplo, tenha bastante cuidado. Quando tiver um valor elevado que não seja típico do seu dia a dia, realize validações adicionais com o comprador para se certificar que se trata de uma venda legítima”, alerta Maira.
Outro fator que merece atenção é o local e endereço de entrega. Os fraudadores podem utilizar técnicas para omitir sua identidade ou endereço, solicitando entregas em hotéis ou retirando o produto em sua loja. Nestes casos, é recomendado a adoção de processos adicionais de verificação nas entregas, como uma solicitação de identidade. – Fonte e outras informações: (https://getnet.com.br).