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Indústria: 5 fatores que devem fazer o mercado crescer na próxima década

em Destaques
sexta-feira, 31 de maio de 2024

Com maior representação do PIB nacional (26%), a indústria é responsável por movimentar a cadeia distribuidora. Para continuar crescendo e se desenvolver é preciso investir em tecnologias e práticas de mercado que ajudem o setor a ir mais longe de forma sustentável.

Dados do Mapa Estratégico da Indústria 2023–2032 , realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) revelam que em uma década, a indústria brasileira terá se fortalecido após ações transformadoras do governo e do setor privado, com o país se destacando internacionalmente com foco na descarbonização e digitalização, tornando-se adaptado às demandas globais.

“Para tornar a projeção realidade e aumentar o crescimento do setor, é preciso investir em múltiplos processos que vão da operação à tecnologia, passando por vendas e distribuição. Existem inúmeras práticas bem sucedidas, mas nenhuma delas terá resultado sem um planejamento claro, com metas de curto, médio e longo prazo a serem alcançadas”, recomenda Alexandre Ieker, Diretor de Operações, Produtos e Marketing da Trademaster.

Alexandre apresenta cinco acertos para a indústria prosperar nos próximos anos. Confira:

  1. – Inovação de produtos – Desenvolver novos produtos ou aprimorar os existentes para atender às necessidades e demandas do mercado. Existem várias maneiras pelas quais a indústria pode inovar seus produtos, entre elas está a aplicação de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); por meio da coleta de feedback dos clientes; e colaboração.

Estabelecer parcerias com outras empresas, instituições e principalmente startups para apoiar a criação de novas tecnologias e ideias pode ser uma maneira prática, rápida e com menor custo para inovar.

  1. – Investir em Tecnologia e Sustentabilidade – Desenvolver produtos que sejam mais sustentáveis em termos de materiais, processos de fabricação e impacto ambiental, em resposta às crescentes demandas dos consumidores por produtos eco-friendly também é uma forma de estar em sinergia com os anseios do mercado.

Tão importante quanto ser sustentável é integrar à produção tecnologias inovadoras, como inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e realidade aumentada, para criar produtos mais inteligentes e conectados.

  1. – Qualidade e diferenciação – Oferecer produtos de alta qualidade e que se destaquem da concorrência, seja por características únicas, design inovador ou funcionalidades exclusivas é fundamental para ampliar a fatia de mercado. Implemente processos de controle em todas as etapas da produção para garantir que os produtos atendam aos mais altos padrões.

Realize pesquisas de mercado para entender as necessidades e preferências dos consumidores, identificando oportunidades para diferenciar os produtos com base em características únicas e inovadoras”, aconselha Ieker.

  1. – Facilidade de pagamento para os clientes – Atualmente o mercado conta com fintechs que podem ser parceiras das indústrias para ampliar a oferta de crédito e prazo para a base de clientes, sem colocar em risco a operação.

Ao conceder mais prazo e limite para que os varejistas abasteçam seus estoques sem comprometer o fluxo de caixa, o impacto direto é também na indústria, que consegue capitalizar os negócios e ainda se proteger da inadimplência.

  1. – Análise de dados – Utilizar análise de dados e inteligência de mercado para compreender as tendências do mercado, o comportamento do consumidor e identificar oportunidades de negócio é essencial para crescer. Utilize dados demográficos, comportamentais e de preferências dos clientes para segmentar e direcionar estratégias de marketing mais eficazes para cada grupo de consumidores.

Analise os dados históricos de vendas e padrões sazonais para prever a demanda futura e ajustar a produção e o estoque de acordo, evitando excessos ou escassez de produtos. – Fonte e mais informações: (https://trademaster.com.br/).