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Micro e pequenas empresas paulistas podem se inscrever em missão internacional para Chile e Paraguai

em Tecnologia
terça-feira, 21 de maio de 2024

Até 50 micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo, que fabricam ou vendem alimentos, bebidas e produtos pet e queiram comercializar seus produtos no Paraguai e no Chile, podem se inscrever para participar da Missão São Paulo Exporta, até o dia 31 de maio.

A primeira etapa será no Paraguai, entre 28 e 31 de agosto, e a segunda será no Chile, entre 1º e 4 de setembro.

A missão é fruto de parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Governo de São Paulo) e a SP Negócios (agência de promoção de investimentos da cidade de São Paulo). Além de entidades do setor produtivo e de apoio ao empreendedor: Sebrae SP, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Em média, o Estado de São Paulo vende, por ano, para Paraguai e Chile, o equivalente a mais de R$ 1 bilhão. Para incentivar novos negócios com os dois países, a missão contará com: rodadas de negócios com possíveis clientes e parceiros, seminários para que os empreendedores possam conhecer melhor os mercados paraguaio e chileno, visita técnicas a empresas e suporte para que os empreendedores consigam apresentar seus produtos em espanhol.

“Como São Paulo é referência na indústria e no agronegócio, as empresas paulistas conseguem ser competitivas em qualquer mercado, inclusive as de menor porte. Queremos usar nosso conhecimento e o dos parceiros para preparar o pequeno negócio, abrir portas e promover o crescimento das empresas e a geração de emprego e renda no Estado”, diz a gerente dos escritórios internacionais da InvestSP, Julia Saluh.

A InvestSP também conta com um programa gratuito de capacitação para exportação, o Exporta SP, que já formou cerca de mil empresas de micro, pequeno e médio porte, produtores rurais e startups, para que acessem o mercado externo. Além de manter uma rede de escritórios internacionais, com unidades na América do Norte, na Europa, na Ásia e no Oriente Médio, que dão suporte aos empreendedores paulistas que atuam ou pretendem atuar nesses mercados (https://click.apexbrasil.com.br/mkt/eas/sp/2024/misparchi/regulamento.pdf).