224 views 3 mins

Quando pode ser necessário considerar pivotar uma startup de tecnologia

em Negócios
sexta-feira, 17 de maio de 2024

Empreender através de uma startup é sempre desafiador e, naturalmente, o objetivo de todo fundador é conseguir fazer com que o negócio cresça e seja bem-sucedido. Porém, em alguns casos, especialmente quando se tratam de startups do setor SaaS (Software as a Service), pode ser necessário decidir pivotar o negócio. Como saber se é o que deve ser feito?

Para Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e co-fundadora da Start Growth, empresa que cria máquinas de marketing e vendas para startups que desejam potencializar seu crescimento e performance, a decisão de pivotar pode moldar significativamente o curso futuro do negócio.

“Em algumas fases do ciclo de vida de uma startup de SaaS, é possível ver que as estratégias iniciais não estão gerando o impacto desejado. E a capacidade de dinamizar no momento certo pode ser a chave para um futuro mais próspero e sustentável. Ou seja, pivotar significa mudar de direção sem comprometer o Core Business”, explica.

A especialista afirma que o ambiente tecnológico muda o tempo todo, assim como as demandas dos clientes e as dinâmicas do mercado, por isso é preciso considerar que, muitas vezes, pivotar não é sinal de fracasso, mas sim uma estratégia inteligente para garantir a relevância.

“Os donos de startups de tecnologia devem abraçar a mudança como uma oportunidade de crescimento e contar com o apoio estratégico de investidores que unem a visão de construir negócios ágeis e adaptáveis”, diz Marilucia. Confira alguns pontos que podem indicar necessidade de pivotar seu negócio SaaS:

1 – Quando o feedback do mercado é insatisfatório – Se o feedback dos usuários ou as facilidades do mercado não estiverem alinhados com as expectativas, a mentora acredita que pode ser hora de reavaliar e ajustar o foco.

  1. – Quando as necessidades dos clientes mudaram – À medida que as demandas dos clientes evoluem, uma startup deve estar preparada para se adaptar. Identificar lacunas nas ofertas existentes pode indicar a necessidade de articulação para atender a essas novas demandas.
  2. – Quando há competição crescente – A entrada de concorrentes no mercado ou mudanças na paisagem competitiva pode exigir que uma startup ajuste sua proposta de valor para se destacar.
  3. – Quando o desempenho Financeiro está abaixo das expectativas – Se os números não estiverem alinhados com as metas financeiras, a mentora entende que é hora de uma revisão estratégica para identificar oportunidades de otimização. – Fonte e outras informações:
    (https://www.startgrowth.com.br/).