Os profissionais autônomos estão cada vez mais expostos a reclamações e processos legais em suas áreas de atuação, tornando o seguro de Erros e Omissões (E&O) um recurso fundamental para a segurança e a continuidade de suas carreiras. O seguro de E&O é projetado para proteger os profissionais contra perdas financeiras resultantes de ações judiciais devido a erros ou omissões em seus serviços.
O executivo Ilan Kajan, VP de riscos corporativos da Alper, destaca que essa modalidade já foi dominada por profissionais da saúde, especialmente os médicos, mas atualmente, o perfil do segurado tem mudado. Uma perda de prazo processual pode ter consequências graves, assim como um erro médico para profissionais de saúde, ou falhas no projeto e execução de obras para engenheiros e arquitetos.
Esses são apenas alguns exemplos das reclamações mais comuns que justificam a necessidade de um seguro de E&O robusto. “Hoje um prestador de serviço como um cabeleireiro está sujeito a receber processo e reclamação que afetem a saúde de seu negócio. Seguros são investimentos e esse seguro contra erros e omissões pode salvar a vida do profissional autônomo”, explica Kajan
É importante conhecer a apólice e a amplitude da cobertura do seguro de E&O que varia, mas geralmente abrange danos causados a terceiros devido a negligência, imprudência ou imperícia do profissional. Os profissionais autônomos têm a opção de ampliar sua proteção com coberturas adicionais. Essas podem incluir eventos decorrentes de falhas de subcontratados ou ações intencionais praticadas por funcionários.
Um ponto importante é se manter atualizado com as mudanças na legislação e nas demandas do mercado, e isso cabe às corretoras que buscam oferecer aos seus segurados a melhor proteção possível, adaptando as coberturas às particularidades de cada atividade profissional.
“As expectativas para o mercado de seguro de E&O são promissoras. Com o aumento das reclamações e a maior conscientização sobre a importância desse tipo de seguro, estima-se um crescimento significativo no número de apólices nos próximos cinco anos”, complementa Kajan. – Fonte e outras informações: (https://www.alperseguros.com.br/).