86 views 4 mins

9 dicas para desenvolver a criatividade no trabalho

em Destaques
sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Mas como podemos ser mais criativos em um ambiente em constante mudança? Para responder essa pergunta, Benito Berretta, Managing Director da Hyper Island Américas, sugere que a técnica da inversão de suposições seja adotada.

“Esse método incentiva examinar e reformular suposições, ao mesmo tempo que permite que você se liberte dos pontos de vista tradicionais para promover o pensamento inovador, que nada mais é que um olhar diferente sobre determinada situação, processos, serviços e produtos, quando aplicado com foco no trabalho”, explica Berretta.

Para auxiliar os colaboradores a melhorarem seus processos criativos, Berretta traz um mini guia de como colocar em prática a técnica inversão de suposições. Confira:

  1. – Selecione um tópico: Escolha um assunto de seu interesse, o qual pode estar relacionado ao seu trabalho, um hobby ou algo que lhe interesse.
  2. – Identifique especialistas: Encontre dois ou três especialistas com conhecimento, ou experiência no tema escolhido. Para isso, leia trabalhos publicados ou assista às suas apresentações.
  3. – Reúna suposições: Faça anotações enquanto interage com o conteúdo dos especialistas. Anote as suposições que você percebe ao ler, assistir ou ouvir seus insights. Estas são as crenças subjacentes que eles mantêm sobre o assunto.
  4. – Liste as suposições: Crie uma lista de suposições em post-its separados. Cada hipótese deve representar uma perspectiva compartilhada pelos especialistas.
  5. – Inverta as suposições: Agora vem a parte criativa. Pegue cada suposição e “inverta-a”. Desafie o ponto de vista convencional da suposição e imagine um cenário oposto ou inesperado. Por exemplo:

a) Se a suposição for “As bibliotecas são para pessoas que gostam de ler”, mude para “As bibliotecas são espaços para experiências de aprendizagem interativas além da leitura”.

b) Se a suposição for “A experiência vem apenas de anos de estudo”, mude para “Novas perspectivas podem estimular a inovação mesmo sem ampla experiência”.

  1. – Expanda e combine: Brinque com as suposições invertidas. Pense em como elas podem se cruzar ou se expandir para novas ideias. Combine diferentes suposições invertidas para criar conceitos únicos.
  2. – Ideação: Com as suposições invertidas e as combinações em mente, faça um brainstorming de soluções, projetos ou abordagens criativas relacionadas ao tópico escolhido. Permita-se pensar fora da caixa.
  3. – Reflexão: Considere como o processo de inversão de suposições influenciou seu pensamento criativo. Abriu novas possibilidades? Revelou preconceitos ou limitações ocultas na sua compreensão anterior?
  4. – Discussão: Compartilhe suas suposições invertidas e ideias criativas com outras pessoas. Discuta como suposições desafiadoras podem levar a soluções inovadoras e, consequentemente, promover o pensamento criativo.

A prática de inverter suposições permite explorar novos ângulos, ensinando o questionamento de crenças estabelecidas sobre os mais diversos assuntos e situações, de forma a desenvolver a criatividade. Além desta técnica, existem outros métodos e atividades que nos auxiliam a ter o olhar e a mente fora do senso comum. – Fonte e mais informações: (https://www.hyperisland.com.br).