197 views 3 mins

Tendências de atendimento ao cliente

em Mais
sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

De acordo com o relatório “Tendências do Varejo 2024”, da Opinion Box, algumas mudanças significativas irão moldar o cenário do e-commerce e das lojas físicas. Nos últimos 12 meses, 77% das compras foram realizadas em sites e/ou lojas virtuais, enquanto 67% foram realizadas em lojas físicas. A aposta em 2024 é investir em atendimento em todos os canais.

Isso porque, em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial que as marcas busquem prestar mais atenção nos clientes, a fim de potencializar o serviço de atendimento, tornando esse setor da empresa um diferencial para o negócio. Com a proposta de oferecer um serviço rápido, simples e objetivo, diminuindo custos e potencializando vendas, as empresas devem se atentar a essas tendências. Confira:

. Chatbots – De acordo com a Gofind, empresa de soluções Online-to-Offline, se antes os chatbots (robôs desenvolvidos dentro de aplicativos de mensagens para automatizar o atendimento) eram baseados em regras pré-definidas ou comandos limitados, hoje é possível tornar esse atendimento cada vez mais personalizado.

Os bots impulsionados por inteligência artificial entendem a linguagem natural das pessoas e seguem aprendendo com cada conversa e evoluindo para interagir cada vez melhor com as pessoas. Sendo assim, para uma comunicação eficiente, é ideal que as empresas invistam em um serviço de atendimento de qualidade que atenda as necessidades dos seus clientes.

. Humanização no atendimento – Em 2024, a Scooto, central de atendimento que transforma o relacionamento entre pessoas e empresas, acredita que a humanização no atendimento se destacará como uma tendência fundamental, indicando uma compreensão crescente da importância do capital humano nas organizações.

Para Éridan Lengruber, COO da empresa, em contraste com a busca por eficiência, por meio de novas tecnologias, a ênfase deve estar na integração da experiência humana para criar experiências personalizadas. “Esse movimento reconhece não apenas a eficácia das inovações tecnológicas, mas também ressalta a necessidade de equilibrar a eficiência com a autenticidade proporcionada pelo olhar humanizado, tanto para o relacionamento com o cliente quanto com os profissionais da sua empresa”.

. Jornada do cliente de ponta a ponta – A maioria das organizações está focada apenas no caminho até a compra e não se atentam para a retenção do consumidor. Para a ilegra, empresa global de design, inovação e software, se as empresas se concentrarem na jornada completa, por três anos ou mais, terão duas vezes mais chances de obterem apoio da gestão. É preciso pensar além da compra para criar experiências completas para o cliente.
Fonte: (https://www.ilegra.com/pt).