Lucas Medeiros (*)
O ano de 2023 foi marcado pela retomada de diversos setores, entre eles, o de serviços. Como prova disso, segundo o IBGE, o segmento encerrou o primeiro semestre com alta de 4,7% em sua atividade econômica. Por sua vez, considerando o impacto que o setor possui na economia brasileira, é fundamental estar atento as novas tendências que podem impulsionar o seu desempenho.
Mesmo diante de um resultado favorável obtido no início do ano, em outra pesquisa do IBGE, foi revelado que o setor teve um recuo de 0,9% — sendo esse resultado abaixo do esperado pelo mercado. Por sua vez, levando em conta as oscilações de crescimento que o segmento vem passando, sem dúvidas, investir em estratégias que auxiliem a manter o ritmo de desempenho é a melhor alternativa.
Neste aspecto, a tecnologia se mostra uma verdadeira aliada. Isso é, independentemente de porte ou segmento, a utilização de recursos tecnológicos se tornou algo indispensável no dia a dia das organizações, principalmente, as que atuam no setor de serviços. Entretanto, mais do que aplicar o uso de ferramentas, é crucial avaliar e conhecer quais opções são aderentes ao negócio. Além disso, considerando a proximidade de 2024, destaco cinco tendências que merecem atenção.
1 Inteligência Artificial (IA): sim, novamente precisamos destacar o impacto que a IA irá ter nos negócios no próximo ano. Cada vez mais essa tecnologia está se tornando indispensável, o que irá auxiliar em atividades desde a automação de tarefas até o atendimento ao cliente de forma personalizada. E, em se tratando do setor de serviços, seu uso pode ampliar a eficiência e produtividade, levando a tomadas de decisões em tempo real com muito mais chances de assertividade.
2 Plataformas em nuvem: para a tecnologia, o céu não é o limite. Segundo a Gartner, até 2027, mais de 70% das empresas usarão plataformas em nuvem (ICPs) para acelerar suas iniciativas de negócios. Embora a ferramenta não seja uma novidade, sua utilização promove ganhos para toda a organização, uma vez que garante maior agilidade e segurança no acesso a dados e registros, tudo isso conciliado ao melhor custo-benefício para a empresa.
3 Big Data: diariamente, as organizações emitem uma ampla quantidade de dados. Por sua vez, mais do que armazenar, é preciso tratá-los. Nesse aspecto, investir na utilização do Big Data é uma abordagem que garante que esses registros se transformem em informações e insights que podem fazer a diferença nos negócios.
4 Blockchain: mesmo essa tecnologia sendo amplamente utilizada na área de finanças, suas aplicações vão muito além disso. Diversas organizações vêm utilizando o Blockchain para melhorar a transparência e segurança em toda cadeia produtiva. Além disso, é esperado que em 2024, essa ferramenta seja integrada com a IA, permitindo que as empresas a utilizem para coletar e analisar dados de forma mais eficiente, garantindo mais segurança durante as transações e eliminando a presença de intermediários que podem influenciar o processo.
5 ERP: certamente, o uso de um sistema de gestão também é uma forte tendência para o setor de serviços. Considerando a gama de atividades prestada pelo segmento, seu uso ganha ainda mais relevância. Até porque, por meio de um software robusto, torna-se possível integrar recursos tecnológicos que garantem mais eficiência desde o gerenciamento operacional até o da equipe, dando margem para um controle ainda mais consistente e seguro.
Todas essas tendências têm em comum o fato de que não se trata especificamente de tecnologias novas. Entretanto, cada uma delas vêm expandindo o seu potencial ao longo do tempo, reforçando a sua importância e relevância na rotina organizacional.
O setor de serviços possui amplo potencial de crescimento nos próximos anos, mas o que irá garantir sua expansão, certamente, é o quanto as empresas vão investir em recursos que ajudem a fortalecer seu desempenho.
Com a proximidade de 2024, é essencial que as empresas desse segmento busquem o quanto antes fazer uma análise interna, a fim de acompanhar as tendências que surgem a todo instante. Até porque, o segredo para obter resultados é um só: estar preparado.
(*) Diretor de relacionamentos da Keep.