Neste ano, as exportações brasileiras bateram recorde. Foram mais de US$ 310 milhões até novembro. Por trás de cada contêiner ou pacote embarcado, há muitas histórias de empreendedorismo e ousadia que a ApexBrasil vem apoiando na conquista de novos mercados. Por meio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), a Agência estimula a crescente participação de micro e pequenas empresas (MPEs) na pauta exportadora, mostrando que exportar não é só para os grandes negócios.
Apenas entre janeiro e setembro, o Programa qualificou cerca de 4800 empresas, sendo 60% delas MPEs. Por meio dos seus Núcleos, atualmente, o PEIEX atua em 21 estados e 57 municípios de todas as regiões do Brasil. Desafiando as adversidades e mirando mercados distantes, essas empresas, muitas vezes familiares, personificam a resiliência e a paixão que impulsionam as exportações brasileiras. É o caso da Sol Saboaria. Camila Sol, fundadora da empresa, decidiu empreender buscando uma segunda renda, mas, logo, a saboaria se tornou a principal.
Foi quando ela conheceu a ApexBrasil e iniciou sua jornada exportadora no núcleo PEIEX-Uberlândia. “Com ajuda dos monitores, estudei quais seriam os melhores mercados, como deveria preparar os preços e produtos, e, em menos de um ano, exportei para Portugal, participei do Exporta Mais Cosméticos em Goiânia e da Missão da Apex para a Colômbia”, contou Camila. A empresária está em contato com importadores da Colômbia e de Singapura, mas, para além dos negócios, sua história inspira pelo empoderamento.
“Eu nasci em uma comunidade muito pobre, onde até os sonhos são limitados. Na infância, eu me perguntava se um dia conseguiria alavancar minha vida, e esse processo todo com a ApexBrasil me fez ver que posso, sim, crescer e ir adiante. Agora eu quero o mundo. Quero crescer para empregar, gerar desenvolvimento, e que meus produtos alcancem o mundo”, concluiu a empreendedora animada com o futuro.
Em Bogotá, a história de Camila se cruzou com a das irmãs Joana Lauritania e Ana Maria, fundadoras da Made in Rudado Cosméticos. “Para nós, que viemos de uma cidade tão pequena do interior da Bahia (São Domingos), foi muito incrível chegar a Bogotá. Nós nunca imaginávamos que chegaríamos tão longe, que estaríamos em outro país, falando da nossa região, de nossas plantas que são tão desvalorizadas”, disse Joana. A Made in Rudado Cosméticos desenvolve produtos com extratos de plantas da Caatinga e suas proprietárias participaram do PEIEX-Feira de Santana.
A participação na Missão Colômbia da ApexBrasil propiciou a formação de networking com outras empreendedoras inspiradoras. “Você vê outras mulheres que estão ali exportando, que estão conseguindo vencer, apesar de todos os desafios, como o de jornada tripla. Em Bogotá, tivemos uma troca muito importante, de apoio, de compreensão e mesmo de parceria, para fazer nossos negócios avançarem”, contou Joana.
A ApexBrasil busca aumentar o número de empresas exportadoras e diversificar as origens das exportações brasileiras. Segundo a gerente de Competitividade da Agência, Clarissa Furtado, 1% das empresas brasileiras exportam e elas estão concentradas geograficamente no Sul e Sudeste, o que demostra que temos ainda muitas oportunidades para conquistar. “Atualmente, nove estados brasileiros contam com menos de 100 empresas exportadoras, e a ApexBrasil quer levar os benefícios do comércio internacional país adentro, por isso o nosso esforço em interiorizar o PEIEX e oferecê-lo também na modalidade EAD”, explica.
Um exemplo dos bons resultados que a qualificação online produz é do Apiário Zumbi dos Palmares. Localizado em União dos Palmares, Alagoas, a empresa participou do Núcleo PEIEX-Teresina, no Piauí. “O programa mostrou que, mesmo do interior de um estado pequeno do Nordeste brasileiro, a gente consegue caminhar paro o mundo. Foi o que nos motivou a dizer ‘a gente consegue’”, relatou Rafael Paes, representante comercial da empresa.
Ele conta que “o PEIEX nos abriu muito os olhos. A gente entendeu como é o mercado. Ainda durante o curso, quando fizemos o cadastro em alguns dos sites, na primeira semana um interessado do México entrou em contato com a gente. No meio do curso já começamos a colher os resultados”. Além dos benefícios econômicos, as exportações brasileiras têm um impacto social e pessoal.
“Com os programas de qualificação da ApexBrasil, sobretudo com o PEIEX, incentivamos empresas a melhorar seus produtos e a estruturar melhor seus negócios para conquistar o mercado internacional. Mas o mais gratificante é ver como impactamos a vida das pessoas. Não tem preço vermos as pessoas crescendo e realizando sonhos”, concluiu a coordenadora de Qualificação da Agência, Rita Albuquerque.
O PEIEX tem como base uma metodologia que pode ser aplicada a diferentes tipos de empresas, independentemente de porte ou setor. No entanto, ao considerar as diferenças entre empresas do agronegócio, da indústria de transformação e do setor de serviços, o programa trabalha com conteúdos distintos para cada um desses setores por meio do PEIEX Bens, PEIEX Agro e PEIEX Serviços.
No Programa, a equipe de atendimento da ApexBrasil desenvolve, junto aos empresários, uma análise sobre a maturidade exportadora da empresa e oferece diferentes ferramentas para capacitação em aspectos-chave de comércio exterior, como: adequação de embalagem e produto ou serviço, identificação de oportunidades internacionais e de barreiras de acesso a mercado, precificação e frete.
O processo de qualificação tem uma duração média de três a seis meses, dependendo da disponibilidade da empresa para os encontros e culmina na elaboração de um plano de exportação, no caso de produtos, ou mapa de valor, no caso de serviços. Ou seja, a empresa constrói, com o apoio do Programa, uma estratégia para iniciar ou alavancar suas vendas.
Para participar do PEIEX, as empresas podem agendar uma reunião com a equipe técnica do PEIEX mais próximo, ou encaminhar e-mail para ([email protected]).
Fonte: (AI/ApexBrasil).