Inteligência artificial, ferramentas de conversas, personalização de conteúdo e investimento em branding são alguns dos temas quentes para o próximo ano
Inteligência Artificial vai continuar evoluindo e tendo relevância, assim como ferramentas de conversas, personalização de conteúdo, branding, entre outros. Estas são algumas das apostas para o marketing digital em 2024 na visão da RD Station, líder em soluções de tecnologia para marketing e vendas no Brasil, que possui mais de 45 mil clientes. Como uma das precursoras do setor no país, a companhia lista todos os anos as estratégias que as empresas devem incorporar em seus negócios para continuar crescendo.
“Em um mercado de constantes transformações e evoluções, será necessário acompanhar as principais novidades e considerar as mudanças para definir e selecionar as melhores estratégias e soluções alinhadas ao setor e ao momento específico da empresa. Para enfrentar os desafios relacionados à IA generativa, por exemplo, os times de marketing devem concentrar esforços na automação de tarefas repetitivas, para gerar maior produtividade aos profissionais, fornecer insights de comportamento dos clientes e ganhar escala na produção de conteúdo”, diz o CMO da RD Station, Bernardo Brandão.
Veja as dez tendências para marketing digital em 2024:
Inteligência Artificial: tema que teve enorme adesão em 2023, já é realidade e vai continuar liderando o crescimento em tecnologia. A RD Station destaca a continuidade do seu impacto na produtividade, com 73% dos especialistas em marketing identificando-a como forte tendência para os próximos anos, de acordo com dados da pesquisa Panorama de Marketing, lançada recentemente pela empresa.
Canais de mensagem direta: com o comportamento digital das pessoas em constante evolução, o Marketing Conversacional segue em destaque. As plataformas da Meta, por exemplo, registram 600 milhões de chats diários por meio de aplicativos, destacando a importância de conteúdo personalizado via mensagem direta. Por esta razão, a RD Station tem investido em melhorias da experiência, além de trazer novas funcionalidades para fomentar negócios por meio do chat, principalmente no WhatsApp.
Criação de comunidades: Desde grupos no WhatsApp até servidores no Discord ou hashtags no TikTok, a criação de comunidades ganha força, servindo como instrumento para que empresas e marcas possam se aproximar do público. O TikTok, por exemplo, já é a quinta plataforma mais acessada no Brasil, tendo registrado 16 bilhões de visualizações no primeiro semestre de 2023, segundo dados da Comscore. A vantagem do Marketing de Comunidade reside na oferta de oportunidades para as marcas atingirem públicos nichados e engajados.
Branding em foco: a estratégia de construção de marcas e experiências que ficam na memória vem se tornando cada vez mais relevante, como uma maneira de gerar diferenciação no mercado e entre o público. Com os canais de mídia mais complexos, somados ao crescimento da concorrência e ao aumento do custo por clique na mídia paga, investir em branding não é somente uma estratégia de longo prazo, mas passa a ser algo aliado ao desempenho das ações, resultando em conversões diretas e indiretas.
Collabs e ecossistema de parcerias: a união entre marcas, empresas e criadores de conteúdo vem sendo usada como uma estratégia para impulsionar a visibilidade – e com isso alcançar novos públicos –, as vendas, a inovação e o aprendizado com novos parceiros. Esse trabalho em conjunto pode envolver desde a criação de conteúdo assinado por duas ou mais marcas com interesses em comum, o lançamento de experiências e produtos, até a criação de verdadeiros ecossistemas.
Hipersegmentação e personalização: cerca de 69% das empresas globais estão ampliando os investimentos em personalização, segundo relatório da Twilio Segment, e ainda usando a IA para entregar experiências desenvolvidas sob medida. Sabe-se que a comunicação individualizada e personalizada aumenta a probabilidade de conversão, tornando-se fundamental para que a estratégia seja eficaz.
Narrativa original e descontraída: narrativas de marca que sejam mais leves e originais têm ganhado destaque entre os consumidores no ambiente digital. O humor na publicidade, de acordo com a Kantar, marcará o rol de tendências para 2024, destacando a importância de um tom de voz definido que atraia e gere empatia do público-alvo.
Inteligência de dados: de acordo com a pesquisa Panorama de Marketing, 53% dos profissionais ainda enfrentam dificuldades em priorizar a análise de dados em suas rotinas de trabalho, ao mesmo tempo em que aumenta a cobrança por resultados sobre os times de marketing. A tendência é a disponibilidade crescente de ferramentas para registrar os dados e facilitar a extração de insights, otimizando resultados.
Influência no mundo real: a autenticidade torna-se essencial, com experiências reais compartilhadas pelos clientes ganhando destaque. Um estudo recente da EnTribe mostra que 90% do público prefere que as marcas compartilhem conteúdo de clientes reais, indicando de que maneira produtos ou serviços podem resolver seus problemas.
Uso de dados First-Party: com o fim dos cookies de terceiros, conforme a Google anunciou há três anos em relação ao Chrome e que fora adiado a para 2024, é a utilização de dados primários (os chamados first-party data) recolhidos dos clientes pela própria empresa – por meio de e-mails, landing pages, formulários, cadastros e interações em sites, aplicativos e outros canais digitais –, gerando mais segurança ao público e maior precisão na segmentação da audiência.