Um célebre desenho de Peter Steiner publicado em 1993 na revista The New Yorker, mostra um cachorro diante de um computador dizendo a outro algo como “na internet ninguém sabe que você é um cachorro”.
Vivaldo José Breternitz (*)
É impossível não se lembrar desse desenho quando o portal 404 Media relata o que pode ser mais um escândalo do mundo da internet: Eduards Sizovs, fundador da empresa organizadora de palestras sobre software DevTernity, que já apareceu nas manchetes por mentir sobre palestrantes que falariam em seus eventos, pode ser o responsável pela Coding_Unicorn, uma conta do Instagram dedicada a mulheres que atuam na área de tecnologia e supostamente administrada por uma desenvolvedora de software.
A Coding_Unicorn tem 115 mil seguidores no Instagram e afirma ser administrada por uma profissional muito glamourosa chamada Julia. A conta apresenta fotos de Julia e dicas sobre desenvolvimento de software, carreira e produtividade.
No entanto, o portal 404 Media apresentou uma série de evidências de que Sizovs é o responsável pela conta, como por exemplo vídeos do YouTube e fotos da tela do computador de Julia que a mostram conectada como Sizovs. Algumas das postagens de Julia no Instagram também são cópias exatas das postagens de Sizovs no LinkedIn.
Julia também se apresenta como fã do DevTernity e mostra links para as próximas conferências da empresa; ela supostamente iria falar em uma palestra, mas depois disse que “passou a ajudar na organização”. O evento, que estava previsto para o dia 7 de dezembro, foi cancelado após vazarem informações que supostas palestrantes simplesmente não existiam – ao que parece Sizovs estava interessado nos valores da inscrições.
Sizovs respondeu às acusações postando no X que “a quantidade de ódio que continuo recebendo é como se eu tivesse enganado ou matado alguém. Mas não vou me defender porque não me sinto culpado”.
Quanto ao futuro, Sizovs disse que iria continuar trabalhando, mas nada disse quanto ao Unicorn_Coding, não esclarecendo quem é a mulher que aparece nas fotos e nem quem produz o conteúdo publicado no mesmo.
Ao que parece, Sizovs acredita no que dizia o empresário circense P. T. Barnum: ‘a cada minuto nasce um otário’…
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.