Ferramentas de produtividade podem ajudar desde o recrutamento até o acompanhamento de colaboradores no dia a dia de trabalho
O setor de recursos humanos é a base para que empresas consigam construir uma equipe de colaboradores engajados, retê-los e avaliar o clima da organização – questão que está cada vez mais relevante pela preocupação com a saúde mental no ambiente de trabalho.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) apontou que 43% das pessoas sofrem com sobrecarga no ambiente de trabalho. Esse volume desencadeia o aumento da rotatividade – 32% dos entrevistados apontaram a mudança de emprego como principal alternativa para o problema. Por isso, ter uma gestão afiada e produtiva do RH da sua empresa não deve ficar em segundo plano.
“Hoje em dia, as equipes de RH não precisam mais depender de ferramentas ultrapassadas como e-mail e reuniões individuais para muitos aspectos do seu cotidiano. Quando falamos de grandes empresas, com extensos quadros de funcionários, torna-se indispensável que se encontre uma forma mais eficiente de lidar com as suas demandas”, afirma Leonardo Libardi, CEO da mub. A startup conta com uma solução corporativa de produtividade que foi uma das cinco selecionadas para a final do Conecta+RH, um programa de inovação aberta que busca revolucionar a gestão de recursos humanos em empresas baianas.
Segundo uma pesquisa da Infojobs, a descentralização de informações está entre os maiores desafios no setor. Em 54,4% das empresas entrevistadas, os dados são manuseados em planilhas, o que dificulta a rotina de análise. “A inovação tem o poder de transformar a gestão de pessoas e o setor de RH. Os sistemas all-in-one são as principais tendências para a transformação digital do segmento atualmente”, complementa Leonardo.
Diante disso, o especialista indica seis pilares essenciais de ferramentas de produtividade que podem ajudar na gestão de equipes de grandes empresas. Confira:
Automação de processos de recrutamento
Implemente fluxos de trabalho automatizados para o processo de recrutamento e seleção, desde a triagem de currículos até a programação de entrevistas. Isso pode agilizar o processo de contratação, permitindo que os recrutadores se concentrem mais na seleção dos candidatos mais qualificados;
Gestão simplificada de informações de funcionários
Centralizar e organizar todas as informações dos funcionários, como histórico de emprego, avaliações de desempenho e registros de treinamento facilita o acesso a dados importantes e melhora a eficiência na gestão de pessoal;
Implementação de treinamentos online
Crie cursos de treinamento personalizados e disponibilize-os aos funcionários. Isso permite que eles acessem materiais de treinamento de qualquer lugar e a qualquer momento, facilitando o processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Padronização de processos de folha de pagamento
Este passo garante que todas as informações necessárias sejam coletadas de forma consistente e precisa. Isso pode ajudar a reduzir erros e atrasos no processamento de salários e benefícios dos funcionários.
Monitoramento de desempenho e feedback contínuo
Configure fluxos de trabalho para facilitar o monitoramento contínuo do desempenho dos funcionários e o fornecimento de feedback regular. Isso pode promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo, incentivando o desenvolvimento profissional e o engajamento dos colaboradores.
Consultas automáticas ao e-Social
Integre seu sistema com o e-Social para possibilitar consultas automáticas e atualizações regulares em relação a questões trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Isso garante que a empresa esteja sempre em conformidade com as regulamentações governamentais mais recentes, evitando possíveis multas e penalidades. Além disso, o acesso automatizado às informações do e-Social simplifica a gestão de dados e facilita o processo de relatórios, permitindo que o setor de Recursos Humanos dedique mais tempo a atividades estratégicas e de valor agregado.
Ainda segundo o levantamento da Infojobs, 48,1% das empresas já usam soluções tecnológicas para o dia a dia da gestão de pessoas. “É importante ressaltar que a tecnologia não substitui a empatia e o valor do trabalho humano. Pelo contrário. Ela é uma ferramenta valiosa para aumentar a assertividade e o esforço dos profissionais de RH das empresas e apoiá-los nas suas tarefas essenciais”, conclui Leonardo.