Em busca de recolocação no mercado de trabalho? Veja como se destacar

em Carreira e Mercado de Trabalho
quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Currículo individualizado e atitude na hora da entrevista são fundamentais, afirma coordenadora de Desenvolvimento Humano da DISYS

O tempo médio de recolocação no mercado de trabalho, no Brasil, é de oito meses, de acordo com estimativa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É um período longo e difícil. O que é possível fazer para tentar reduzir esse tempo?

“Há dois momentos importantes para se destacar diante de outros candidatos e chamar a atenção de recrutadores: a redação do currículo e a hora da entrevista”, afirma Mirema Rangel, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da DISYS Brasil, uma das maiores empresas de alocação de profissionais e serviços gerenciados do país.

Mirema dá dicas para aumentar suas chances de acelerar a recolocação no mercado:

Sempre edite seu currículo para refletir cada trabalho para o qual você está se candidatando. Você deve analisar a descrição da vaga e ajustar seu currículo para que suas habilidades que correspondem à descrição sejam destacadas logo no início. Você quer que elas sejam fáceis de ver e encontrar.

Quando for chamado para uma entrevista, pesquise antes sobre a empresa. Dessa forma, você poderá discutir com o recrutador como suas habilidades e sua experiência podem contribuir. Você impressionará o entrevistador porque fará perguntas como: “Soube que a empresa planeja expandir para tal mercado no próximo ano. Como esse cargo ajudará a empresa a fazer isso?”

No final da entrevista, diga claramente que está interessado na vaga e quer trabalhar na empresa. Muitas pessoas não pensam em fazer isso. Ou porque não sabem que é “permitido” ou porque acham que é muito audacioso ou impertinente.  Acredite, não é. Em vez disso, mostra que você realmente quer a posição, está confiante de que pode se sair bem e que suas habilidades trarão valor para a empresa.

Se a entrevista for presencial, o que você pode fazer é, no final, levantar-se, estender a mão para um aperto de mão, olhar nos olhos do entrevistador e dizer algo como: “Obrigado por me entrevistar. Sinto que minha (mencione uma habilidade, experiência ou formação que você possui e acredita ser crucial para a posição) será de grande utilidade para a empresa e espero que você me escolha para o cargo.”

E se a entrevista for por vídeo?

Muitas das entrevistas, hoje em dia, são feitas por vídeo. O que muda, nesse caso? Para Mirema, nada. “Só porque sua entrevista está acontecendo por Zoom ou alguma outra plataforma, não significa que não seja uma entrevista real”, diz ela. “É preciso se preparar da mesma forma que uma entrevista presencial em escritório”.  Veja dicas da DISYS para o que fazer nas entrevistas em vídeo:

Vista-se para impressionar. Ao se vestir para uma entrevista em vídeo, seja tão formal como seria para uma entrevista presencial. Sim, isso significa da cabeça aos pés. O desejo de ser menos formal porque você está em sua própria casa é compreensível, mas pode enviar a mensagem errada sobre o quanto você está interessado no cargo.

Posicione-se corretamente e certifique-se de fazer contato visual. Olhar para o rosto de alguém, geralmente, é suficiente para mostrar que você está ouvindo e envolvido com o que a pessoa está dizendo. Para isso, certifique-se de encontrar uma distância confortável que lhe permita olhar para a frente, em vez de olhar de cima ou de baixo para a câmera.

Pratique suas habilidades de entrevista em vídeo com antecedência. Se você não está acostumado com bate-papo por vídeo, faça uma simulação de entrevista com um amigo. Isso pode ajudar a se concentrar em tudo o que precisa ser observado.

Chegue alguns minutos mais cedo. Antes de entrar totalmente na reunião, muitos programas dão a oportunidade de verificar seu cenário. Então, chegue e se certifique de que está tudo no lugar. Dessa forma, quando você clicar para entrar na chamada e a entrevista começar, você já estará pronto para começar.