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3 dicas do uso da tecnologia para impulsionar as vendas no e-commerce

em Negócios
quarta-feira, 08 de novembro de 2023

Com expectativas de grande movimentação do mercado, comércios eletrônicos devem se preparar para receber clientes e grandes volumes de vendas durante a data

Levantamentos da Neotrust mostram otimismo perante os gastos durante a Black Friday de 2023. A expectativa é de crescimento de 12,6% em relação ao ano passado, com previsão de movimentar R$6,92 bilhões. Com a aproximação da data, profissionais de marketing e e-commerce de todo o mundo começam a colocar em prática diversas técnicas para impulsionar vendas e conquistar novos clientes.

Um relatório da Adjust, plataforma de mensuração e analytics, revelou que novembro de 2022 foi o melhor mês já monitorado para a receita in-app mensal de e-commerce, tendo registrado 8 pontos percentuais a mais do que a média anual. Com os aplicativos de compras não foi diferente – com aumentos consecutivos, as instalações durante a Black Friday do ano passado superaram as de 2021, atingindo um crescimento de 88%, em relação à porcentagem anual.

Diante das expectativas expressivas de aumento no consumo em relação ao ano passado, é importante preparar o e-commerce para receber um grande volume de visitas e vendas. Isso porque, segundo estudos, mesmo registrando um desempenho melhor, os comércios eletrônicos perderam R$ 48,4 milhões devido a problemas de lentidão e instabilidade na última Black Friday.

Garantir conexões estáveis para gerar rentabilidade
Para os e-commerces, neste período, é fundamental garantir uma conectividade sólida e segura, com a possibilidade de gerenciar e armazenar maiores volumes de dados remotamente, que pode ser executada a partir de uma solução que pode ser executada a partir de uma infraestrutura escalável.

Diante da competitividade do mercado nesta época, conectividade, baixa latência e velocidade são aspectos inegociáveis, pois impactam diretamente nas vendas e no bom desempenho de campanhas e são premissas que sustentam a escalabilidade. “A união desses fatores é o que garante que o seu negócio não fique off-line durante um aumento de visitas e atividades dentro do seu site, evitando perdas em datas comemorativas”, explica Marcos Siqueira, VP de operações da Ascenty, maior provedora de serviços de data center da América Latina.

Compra segura para fidelizar clientes
O estudo E-Commerce Trends 2024 revela que 92% das pessoas já deixaram de efetuar compras online por medo de fraudes. Por isso, é importante que os e-commerces se atentem cada vez mais com questões de segurança para diminuir as vulnerabilidades em aplicativos e páginas web.

Adotar soluções como implementação de um segundo fator de autenticação, verificação de identidade por biometria, geolocalização ou análise de comportamento são formas estratégicas de garantir a segurança durante o processo de compra e fidelizar clientes, pois ajuda a construir relações de confiança com os consumidores.

“Ao investir em cibersegurança para as plataformas, os e-commerces estão protegendo não só os dados que possuem, mas também sua reputação e os orçamentos. É importante priorizar esta proteção para garantir a confiabilidade dos consumidores a longo prazo e também a redução de custos por falhas operacionais ou compras fraudulentas”, afirma Sebastián Stranieri, fundador e CEO da VU Brasil, empresa global de cibersegurança especializada em proteção de identidade e prevenção de fraude com mais de 350 milhões de usuários no mundo.

E-commerces e apps: retendo clientes em diversas plataformas
Segundo pesquisa, 63% dos consumidores pretendem comprar pelo site das marcas, superando os marketplaces (52%). Quase metade dos consumidores pretende usar os aplicativos das empresas de varejo para as compras na Black Friday. Dados da Adjust revelaram que, durante a última data, as sessões em apps de marketplace e e-commerce registraram aumento de 17% e 19%, respectivamente.

O Mobile App Trends: Spotlight LATAM revelou que o Brasil ainda tem dificuldade em reter usuários em aplicativos, já que os clientes costumam ter sessões de 8,39 minutos. “Existe uma oportunidade para os e-commerces implementarem recursos como gamificação, prêmios e programas de fidelidade para garantir que os consumidores fiquem em seu aplicativo. Se o modelo de monetização do seu comércio eletrônico depende de sessões mais longas para a conversão em vendas, usar essas táticas em conjunto com uma nova estratégia de retenção ajudará a melhorar o desempenho do seu negócio”, explica Flávio Levi, Diretor de Vendas LATAM da Adjust.