242 views 4 mins

Startup está ajudando a equilibrar a saúde financeira de advogados

em Mercado
quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Usando recursos de inteligência artificial, a JusCash já atendeu mais de 500 advogados do país inteiro e antecipou R$ 20 milhões em créditos judiciais

Ajudar advogados a estabilizarem sua vida financeira e expandirem seus negócios. Foi com esse objetivo que o especialista em Finanças e Economia, Gabriel Mancuso, desenvolveu a JusCash, startup especializada em antecipação de honorários advocatícios e análises jurídicas, que desde a sua criação, em 2021, já atendeu mais de 500 advogados do país inteiro e antecipou R$ 20 milhões em créditos judiciais.
Mancuso explica que o crédito judicial resumidamente é o valor que alguém tem a receber após o ganho de uma ação. “Este valor só é pago após uma série de etapas longas e complexas pelas quais um processo judicial precisa passar. No caso dos honorários, mesmo quando o advogado já sabe que ganhou a causa, para o pagamento acontecer, é necessário esperar meses ou até anos para ter acesso ao dinheiro. Nosso trabalho é antecipar esses créditos”, esclarece.

De acordo com o advogado baiano, André Setti, do André Setti Advocacia Previdenciária, que utiliza esse serviço, “conseguimos através da cessão de créditos fomentar o aporte de capital da nossa empresa antecipando créditos oriundos principalmente da Justiça Federal. Créditos esses que, pelos trâmites normais, demorariam em média de seis meses a um ano para serem de fato alocados no nosso escritório”, calcula. Já Clodonil Monteiro, sócio-fundador do Clodonil Monteiro Advocacia Especializada, do Rio Grande do Norte, utilizou do recurso da antecipação de honorários para “fortalecer o fluxo de caixa e poder colocar em prática projetos de crescimento do escritório”.

Inteligência Artificial agiliza o processo
Mancuso explica que a startup utiliza a tecnologia de machine learning para precificação dos ativos judiciais. Para ser realizada essa precificação, o processo precisa ser analisado em diferentes aspectos, sendo alguns deles: tribunal e vara de tramitação, fase processual, devedor do crédito, e se possui correção monetária ou não.

O robô desenvolvido pela startup captura dados dos tribunais brasileiros (TJs e TRFs) e utiliza inteligência artificial para identificar padrões nestes dados, principalmente no que tange a duração de cada fase processual. Em seguida, utiliza de modelos estatísticos com o objetivo de predizer o tempo de duração total de um processo até seu efetivo pagamento. “Essa ‘calculadora’ é uma das aplicações de inteligência artificial que utilizamos, devido ao crescimento acelerado e a necessidade de ganhar velocidade nas análises processuais. Outras demandas estão surgindo e, com elas, novas ferramentas de automação”, afirma.

A antecipação de honorários é regulada pelo Artigo 286 do Código Civil, a partir de uma cessão de créditos o advogado pode ter acesso antecipado aos honorários oriundos dos seus processos. Na JusCash, a negociação entre o advogado e a empresa ocorre por meio de uma cessão de créditos, protocolada no processo, garantindo validade e segurança à transação. Todo processo de cessão leva, em média, 4 dias úteis, do primeiro contato ao pagamento do crédito ao advogado. Dessa forma, a JusCash se coloca como parceira dos advogados que necessitam de crédito rápido, sem precisar recorrer aos empréstimos bancários e seus juros elevados.