Congresso AvAg 2024 será no Mato Grosso
Após 11 anos, evento do setor aeroagrícola brasileiro voltará ao Centro-Oeste no ano que vem. O Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) 2024 será no Mato Grosso, nos dias 20 a 22 de agosto. Mais precisamente no Aeroporto de Santo Antônio de Leverger, a cerca de 30 quilômetros de Cuiabá. Para completar, o encontro terá ainda abrangência internacional – por englobar também Congresso Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola. Isso segundo o revezamento anual que ocorre entre a entidade aeroagrícola brasileira, a Associação Nacional de Empresas Privadas Aeroagrícolas do Uruguai (Anepa) e a Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca). Os três países que encabeçam o Comitê Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola. O anúncio ocorreu em uma live transmitida na manhã desta quinta-feira (28), pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), que promove o evento (https://congressoavag.org.br/).
Primeiro biológico 3 em 1 para soja chega ao mercado brasileiro
Inovação tecnológica, biológico 3 em 1 chega ao mercado possibilitando a redução de parte do fertilizante fosfatado, mantendo a produtividade e reduzindo os custos para o produtor rural. Pesquisas realizadas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em parceria com a Agrocete, multinacional brasileira que é referência na área de adjuvantes, fisiológicos, biológicos e nutrição, testaram a aplicação de apenas 50% da dose de fósforo recomendada, com e sem a inoculação das sementes de soja com NOD PHOS, constatando ganhos médios de 27% na produtividade em comparação com a área sem a inoculação nas sementes. Os estudos ocorreram em quatro locais diferentes de estados como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Estatisticamente, a produtividade do tratamento com metade da dose de fósforo aplicado no plantio, com o novo 3 em 1 da Agrocete equivale à aplicação de 100% da dose de fósforo e comprova que o produto tem potencial para substituir parte do fertilizante mineral, devido a seu efeito de solubilização do fósforo já presente no solo, mas indisponível para as plantas (www.agrocete.com.br).
X Simpósio Nacional do Morango
Atibaia foi sede do X Simpósio Nacional do Morango, que aconteceu pela primeira vez no Estado de São Paulo, sendo um sucesso de público e de participantes. O evento foi palco de apresentações importantes, com produtores rurais promovendo um circuito de palestras na Estação Atibaia repleto de assuntos voltados à agricultura regional, como a produção e comercialização de morangos, sistemas de produção, padrões de qualidade, manejo de pragas e doenças, além de um grande destaque: a apresentação de uma nova espécie do fruto, nomeada BRS DC25 Fênix e lançada exclusivamente no simpósio após nove anos de desenvolvimento e pesquisas. As palestras foram divididas em painéis e mesas-redondas com especialistas, que abordaram temas como desafios e oportunidades na produção e comercialização de morangos, com grandes nomes da agricultura regional e nacional. Também fez parte da programação um “Dia no Campo” no Sítio Serrano e no Parque Duílio Maziero, ofertando aos produtores rurais experiências únicas durante o encontro técnico, além de conferirem de perto as mudas da nova cultivar BRS DC25 Fênix (https://www.atibaia.sp.gov.br/noticias/agricultura/x-simposio-nacional-do-morango-evento-reuniu-mais-de-300-participantes-e-lancou-uma-nova-cultivar-do-fruto).
Desafios e oportunidades do agronegócio é tema de seminário
A CSMIA/ABIMAQ (Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) promove, no próximo dia 06 de outubro (sexta-feira), a 23ª edição do Seminário de Planejamento Estratégico Empresarial. A edição de 2023 falará sobre o tema de Gestão e Governança, com foco nos desafios e oportunidades, favorecendo assim uma compreensão mais assertiva que permitirá um melhor planejamento estratégico das empresas para os próximos anos (http://spee.abimaq.org.br/).
Plataforma de soluções climáticas baseada em IA
A empresa de soluções climáticas Meteum relata reduções significativas de custos tanto no risco de perda de qualidade de rendimento quanto na eficiência de proteção de cultivos de seus clientes. Usando uma combinação de IA e machine learning para processar mais de 160 milhões de previsões por minuto para cada ponto do mapa, a plataforma fornece aos profissionais da agroindústria informações meteorológicas hiperlocais em tempo real e dados climáticos integrados. Os agricultores estão utilizando com sucesso a plataforma para planejar atividades sensíveis ao clima, incluindo pulverização, sementeira, colheita, bem como para mitigar problemas como seca, congelamento e danos provocados por doenças, como a poluição do trigo (https://b2b.meteum.ai/platform).
Focados para atender ao pequeno agricultor
A Agritech está focada em seus lançamentos para este nicho de mercado aliado ao fato das boas perspectivas de vendas de máquinas agrícolas por meio do Plano Safra, que promete ter efeitos positivos nos próximos meses, de acordo com projeção da Anfavea. Segundo a entidade, em agosto, que ainda não teve seu balanço fechado, o BNDES registrou esgotamento dos recursos disponíveis para o primeiro trimestre do Plano Safra, indicando que as vendas foram realizadas, mas ainda não se refletiram nos dados do segmento de máquinas agrícolas (www.agritech.ind.br).
Debate sobre inovação e sustentabilidade no agro
O futuro do agronegócio, com foco na inovação e em ações de sustentabilidade, estará em debate nos dias 4 e 5 de outubro, em Piracicaba (SP), com a promoção do AgTech Meeting. O evento acontece no AgTech Garage, reunindo mais de 70 painelistas e com a expectativa de um público de mais de mil pessoas (https://www.agtechgarage.news/agtech-meeting-2023-maior-evento-de-inovacao-
aberta-do-agro-br/).