Rodrigo Bandeira (*)
Graças aos avanços tecnológicos, as compras de Internet estão bastante facilitadas com meios de pagamentos que privilegiam o conceito da praticidade. Assim, métodos rápidos, seguros e simples facilitam a vida do consumidor e aumentam a retenção, e claro, a receita. Entre todas as opções disponíveis, o cartão de crédito conquista um lugar de destaque no coração e na carteira dos consumidores.
Uma pesquisa realizada em julho a pedido da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) revela que 54% dos consumidores brasileiros costumam realizar pagamentos por aproximação usando seu cartão, celular, relógio ou outro dispositivo. Dentro desse universo, a maioria (60%) costuma usar a tecnologia de maneira frequente, ou seja, sempre ou quase sempre.
Entre tantas formas existentes no mercado – PIX, boleto, transferências, carteira digital – essa preferência ainda é reflexo das vantagens e comodidades que oferece aos consumidores e que vão além da agilidade no processo, como: parcelamento do valor total; recompensas em pontos e milhas; cashback; possibilidade de cancelar a compra caso haja algum problema na entrega do produto; e possibilidade de complementar pagamentos (parte no cartão de crédito e a outra em boleto bancário, por exemplo, ou utilização de dois cartões numa única compra).
Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas no e-commerce durante o primeiro semestre do ano alcançaram a marca de R$ 80,4 bilhões de faturamento, o que corresponde ao aumento de 2% em relação ao mesmo período de 2022. Atualmente, as compras pela internet representam mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional.
Tendência é cartão virar um botão digital
Outra ação recente da indústria de cartões é o Click to Pay, tecnologia que cria um banco de dados para otimizar a finalização das compras on-line com cartão de débito ou crédito. Assim, quando o consumidor visualizar a opção Click to Pay, não haverá mais a necessidade de preencher os dados do cartão, como número, data de validade e código de segurança.
Essa novidade promete ser muito útil para todos os atores da cadeia. Os consumidores poderão tornar a jornada ainda mais fluida e segura; o lojista, reduz passos ao longo do processo de compra, maior número de vendas, com menos abandono do carrinho; e as empresas de cartões, por fim, poderão constatar baixa nas fraudes com a redução de exposição das informações do cliente.
Em resumo, a preferência do consumidor pelo uso do cartão de crédito nas compras on-line ainda é lógica e justificável. Trata-se de mais conveniência, segurança, flexibilidade financeira e proteção. O cartão de crédito pode se manter como grande aliado na era do comércio eletrônico, abrindo espaço para novos avanços tecnológicos.
(*) Vice-presidente da ABComm, entidade que fomenta o e-commerce com conhecimentos relevantes e auxiliar na criação de políticas públicas para o setor – [email protected]