Daniely de Oliveira (*)
Milhares de pessoas moram e trabalham fora do Brasil, e esse, aliás, é um desejo de muitos que buscam desbravar novos mercados, além de aumentar a rentabilidade e melhorar a qualidade de vida. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas entre 2010 e 2020, houve um crescimento de 625 mil migrantes, atingindo um total de 4,2 milhões de brasileiros no exterior. O crescimento representa um percentual de 35%. Esse cenário foi favorecido por uma nova realidade global de empregos flexíveis, e assim, hoje é possível trabalhar de qualquer lugar. Na hora de escolher para onde ir é importante avaliar indicadores como qualidade de vida e se há incentivo para turistas estrangeiros. É o caso dos cinco países abaixo que são mais amigáveis aos viajantes do nosso país.
1 – Portugal
Não é de hoje que Brasil e Portugal mantêm laços estreitos, por isso o país europeu é o destino preferido dos brasileiros que pretendem fixar residência no exterior. Um dos fatores favoráveis é que compartilhamos a mesma língua, o que facilita a comunicação e torna a adaptação mais tranquila. Além do visto de trabalho e estudo ser obtido de forma simplificada, algumas pessoas têm parentes portugueses e podem entrar com processo para requerer cidadania local.
2 – Irlanda
Para os que desejam imigrar para um país de língua inglesa, mas sem as burocracias dos Estados Unidos, a Irlanda é uma ótima opção. O charmoso país europeu com natureza exuberante é repleto de brasileiros e está sempre procurando mão-de-obra, o visto é facilitado para estudantes de intercâmbio e para trabalhos com carga horária de 20h semanais, por exemplo. Além disso, a nação não exige visto prévio para a viagem, o viajante pode retirar a licença no próprio país e conquistar posteriormente um visto de trabalho e residência.
3 – Canadá
A receptividade, diversidade cultural e oportunidades educacionais do Canadá atraem brasileiros todos os anos. O país tem cidades grandes com excelente infraestrutura e conta com florestas belíssimas com rica fauna. O sistema de imigração não é tão complexo, o Canadá sempre está recrutando profissionais qualificados para obtenção de residência permanente.
4 – Uruguai
Um dos países com a melhor qualidade de vida da América Latina, o Uruguai é queridinho dos brasileiros. Com um ambiente atraente para os irmãos latinos, o país possui uma faixa litorânea pequena mas muito movimentada que atrai turistas de todos os cantos do mundo. Vale destacar que o Uruguai oferece um processo de imigração facilitado para aposentados e investidores, mas trabalhadores e estudantes também são bem-vindos.
5 – Chile
Dentro da América Latina, o Chile é um dos locais mais visitados por brasileiros que desejam se fixar por um longo período. Ele está próximo do Brasil e mantém excelentes relações diplomáticas com os vizinhos. Para os que buscam emprego há uma permissão de residência temporária de um ano, depois que a pessoa consegue o trabalho é possível obter uma permissão válida por dois anos, mas que pode ser renovada.
(*) É gerente de marketing do ViajaNet, agência de viagens digital brasileira – [email protected].