Marcelo Sturn (*)
Novos horizontes estão em vista para o varejo brasileiro, que vem apresentando transformações profundas nos últimos anos. Baseado em um conjunto de fatores, incluindo a crescente classe média, a urbanização em aceleração e as evoluções nas preferências dos consumidores, o varejo, especialmente de alimentos, está se preparando para uma expansão significativa nos próximos cinco anos. A projeção é robusta: o mercado brasileiro de varejo de alimentos está destinado a atingir a impressionante marca de US$ 400 bilhões em faturamento até 2025, segundo relatório da Euromonitor.
Diante de um enorme potencial, o varejo vem ampliando de forma muito significativa a sua digitalização, justamente para ser capaz de atender toda a demanda projetada para os próximos anos. O varejo brasileiro está se adaptando rapidamente, impulsionado por diversas tendências emergentes. A partir dessa transformação digital, experiências inovadoras para os clientes estão surgindo, abrindo um universo de possibilidades, inclusive com novas tecnologias de compra autônoma. Soluções avançadas já estão redefinindo a maneira como a interação com as marcas e as aquisições ocorrem.
O futuro do varejo será definitivamente marcado pela completa dissolução das barreiras entre o ambiente físico e digital. Não se trata apenas de disponibilizar canais online e offline de compras, mas sim de criar iniciativas imersivas que conectem os compradores aos produtos de forma única. O figital, combinando o físico com o digital, está formando um novo caminho para o setor. A pandemia acelerou esse processo, tornando-o mais urgente e necessário para a sobrevivência das empresas. Como resultado, temos um cenário com mudanças radicais nos hábitos de consumo da população e novas oportunidades para uma vivência consistente no momento de compra, independentemente do canal escolhido. Esse novo caminho somente é possível por meio da tecnologia. Na prática, as empresas que adotarem essa tendência deverão oferecer experiências interativas na loja online, soluções de pagamento instantâneo no ponto de venda físico, com o uso cada vez mais comum de terminais de self-checkout, recursos de realidade aumentada para testar produtos, entre outras estratégias.
A Inteligência Artificial (IA) e o aprendizado de máquina também estão revolucionando a maneira como o setor se relaciona com seus clientes. Essas inovações permitem a criação de sistemas inteligentes capazes de analisar dados dos indivíduos, identificar padrões de comportamento e oferecer recomendações altamente personalizadas. Isso resulta em vivências de compra mais relevantes e convenientes, aumentando a satisfação das pessoas e impulsionando as vendas. A análise preditiva, também possível por meio da Inteligência Artificial, possibilita antecipar as necessidades e desejos das pessoas, adaptando as ofertas e promoções de acordo com suas preferências individuais. Essa abordagem proativa garante ao varejo estar sempre um passo à frente, proporcionando uma experiência excepcional e fortalecendo o relacionamento com o seu público para atender uma demanda cada vez mais crescente de personalização.
Para um atendimento mais eficiente, o varejo vem recorrendo também ao chatbot, que oferece uma comunicação rápida e eficiente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esses assistentes virtuais estão se tornando essenciais para agilizar as vendas e fornecer suporte instantâneo. Com os avanços na compreensão da linguagem natural, os chatbots estão se tornando cada vez mais inteligentes e capazes de interagir com pessoas de forma mais precisa, tanto no comércio físico quanto no digital.
Dentro desse contexto, é fundamental que o varejo conte com software e hardware capazes de atender demandas por inovação, integrando essas diversas tecnologias para ajudar a moldar o futuro do segmento. Self-checkouts e sistemas de ponto de venda (ePOS), cada vez mais baseados em Nuvem e adaptáveis aos movimentos emergentes do setor, são capazes de apoiar na automação dos processos de vendas e de atendimento, fornecendo mais autonomia nas compras com toda a segurança e agilidade necessárias. Os varejistas devem olhar com atenção a estes pontos, sempre priorizando a satisfação dos compradores e a rentabilidade do negócio. Contar com equipamentos e sistemas inteligentes, com máxima disponibilidade e eficiência para clientes, sem dúvida, não pode ser negligenciado.
O futuro do varejo se mostra bastante desafiador com a integração entre físico e digital, mais personalização e autonomia para experiências mais inovadoras. Companhias do setor precisam direcionar seus esforços para liderar esse processo de transformação, disponibilizando soluções avançadas que atendam os consumidores modernos para se destacarem em um mercado altamente competitivo. Ao abraçar essas tendências e proporcionar vivências únicas, certamente o varejo brasileiro poderá prover interações e jornadas de compra mais eficientes, levando o segmento a um novo patamar.
(*) É Head de Professional Services para Varejo da Diebold Nixdorf no Brasil.