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A diversidade no mundo corporativo está no caminho certo?

em Destaques
segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Mesmo com muitas conquistas ao longo dos anos, pessoas negras, com deficiência, LGBT+, entre outros grupos representativos ainda enfrentam desafios diários no trabalho

Em tempos globalizados, muito se fala sobre a importância de uma equipe diversa para garantir sucesso nos resultados de uma empresa. A diversidade, hoje, é sinônimo de empatia, segurança, inclusão, igualdade e produtividade. Um estudo feito pelo Instituto Identidades do Brasil (IDBR) evidenciou os impactos da diversidade no mercado de trabalho. Os dados apontam que para cada 10% de aumento na diversidade étnico-racial, acontece um salto de quase 4% na produtividade das empresas. Além disso, para cada 10% de elevação da diversidade de gênero, verificou-se o acréscimo de aproximadamente 5% na produtividade dessas organizações.

Para a coach de líderes e empresas, Leila Santos, as empresas ainda têm muito que trabalhar no tema. “Acredito que ainda temos um longo caminho pela frente, mas o movimento atual é muito positivo e necessário para consolidarmos a responsabilidade social em todas as esferas. É importante intensificar esse diálogo nas empresas, nas escolas e na sociedade como um todo. Precisamos dar voz e vez para todos, e vencer os preconceitos culturais a que estamos condicionados. Vejo empresas empreendendo um caminho sério e consistente nessa direção através de iniciativas que não visam apenas aumentar a representatividade de algumas minorias, mas que promovam mudanças culturais significativas para que essas pessoas se sintam verdadeiramente acolhidas e inclusas. Por outro lado, vejo outras empresas que estão mais preocupadas em levantar a bandeira da diversidade para promover uma imagem politicamente correta”.

Construir um ambiente inclusivo e pautado na diversidade deixou de ser apenas uma ação de responsabilidade social e passou a ser uma estratégia de posicionamento de marca que pode definir o sucesso ou fracasso de muitas companhias. Uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelou que a maior parte das empresas brasileiras está preocupada em ampliar a diversidade entre seus colaboradores. “Acredito que esse número reforça um discurso politicamente correto, porque não existe espaço no mercado para se posicionar contra a diversidade. No entanto, o caminho entre o discurso e a prática é bem longo. Quantas dessas empresas têm clareza da representatividade de cada um dos grupos dentro do seu quadro? Quantas sabem qual o % de inclusão na visão desses indivíduos? Já vi empresas abrindo vagas específicas para pessoas trans apenas com o objetivo de cumprir tabela. Será que apenas isso a posiciona como empresa que apoia a diversidade?”, sinaliza, Leila.

Para a coach, é preciso criar um ambiente propício para abordar a diversidade e inclusão como parte da cultura. “ A criação de comitês internos de diversidade e inclusão tem se mostrado bem eficiente, porque promove diálogos internos trazendo clareza para todos sobre o assunto. É preciso desconstruir os estereótipos e dar voz às minorias para que nos ensinem o que significa inclusão na prática. A falta de convívio com pessoas que tem visão de mundo diferente, nos isola, nos torna arrogantes, o que só fortalece o nosso preconceito e discriminação. Para evoluirmos, precisamos desconstruir os estereótipos que nos impedem de nos conectarmos e darmos oportunidades para as minorias”.

Apostar na estruturação de um ambiente de trabalho verdadeiramente pautado na diversidade e na inclusão tende a gerar valor para a empresa por sinalizar uma preocupação com questões sociais relevantes. “O momento pede mais responsabilidade ambiental e social. Cada vez mais as decisões dos consumidores serão tomadas com base nos valores da empresa e as que não se adequarem a isso, terão problemas para se manter no mercado”, reforça a coach.