381 views 3 mins

Turismo dá início ao maior programa de valorização da gastronomia paulista

em Mais
quarta-feira, 19 de julho de 2023

Primeira edição começa em Campinas e percorrerá outras nove regiões com ações que mobilizam do produtor ao dono de restaurante, incluindo dez festivais gastronômicos abertos ao público

O maior programa de valorização da gastronomia do país começou esta semana, em Campinas (16 a 22 de julho), com o melhor da culinária, restaurantes típicos da região, aulas com chefs de cozinha premiados, capacitação para todo o setor e viagens com a imprensa (press trip). O evento é promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo em parceria com o Mundo Mesa e Senac.

“É uma grande realização para o turismo paulista contemplar as riquezas gastronômicas de 35 municípios integrantes do Sabor de SP, incluindo Campinas e região diretamente ligados a esta ação e poder divulgar toda essa diversidade de sabores para o público”, afirma o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena.

Ao todo, serão dez semanas de evento até 2024, percorrendo cada uma das dez rotas gastronômicas reconhecidas pelo Estado e que aquecerão a economia de 28 regiões turísticas do Estado. O evento passará pelos seguintes municípios: Campinas, Ribeirão Preto, Registro, Araçatuba, Campos do Jordão, São Carlos, Santos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Marília, além da edição São Paulo, capital.

“O Sabor de São Paulo divulgará a diversidade gastronômica, a cultura e a história paulista, por meio dos mais emblemáticos produtores e restaurantes, envolvendo 240 cidades”, destacou o secretário.

A abertura da 1ª edição do Sabor de SP 2023 foi no último domingo (16.7) com o deslocamento de cinco jornalistas por municípios que integram a rota gastronômico da região: Circuito das frutas, Circuito das Águas, Bem Viver e Roteiro dos Bandeirantes, percorrendo vinícolas, queijarias, alambiques, restaurantes, fazendas e demais propriedades rurais.  

No dia 21, no Senac Campinas, produtores rurais e empresários do setor participam de uma série de capacitações, além de uma aula-show com a renomada chef de cozinha e madrinha da rota, Carole Crema. A semana da gastronomia termina no dia 22 com um festival aberto ao público, a presença de dez produtores artesanais e cinco restaurantes, trazendo os destaques da culinária regional aos visitantes.