562 views 5 mins

Descubra a cultura quilombola: vivência autêntica no Quilombo da Fazenda em Ubatuba-SP

em Especial
quarta-feira, 05 de julho de 2023

No Quilombo da Fazenda, localizado em Ubatuba-SP, uma experiência única está prestes a acontecer. Durante os finais de semana de 30 de setembro a 1º de outubro e de 9 a 10 de dezembro de 2023, a Plana Vivências, em parceria com a gestão do Turismo de Base Comunitária local, oferecerá uma oportunidade ímpar para os viajantes se conectarem com a ancestral cultura quilombola.

A Comunidade Remanescente do Quilombo da Fazenda, composta por cerca de 50 famílias  que carrega consigo a herança cultural de seus ancestrais africanos escravizados no país, abrirá suas portas para compartilhar saberes tradicionais e transmitir a riqueza de sua história e cultura aos participantes dessa vivência. 

A Vivência no Quilombo será realizada pela agência de turismo de experiência Plana Vivências, que atua no segmento desde 2017. “Será uma viagem transformadora, um momento de lazer e desconexão da rotina diária e uma imersão cultural que vai gerar aprendizados e experiências memoráveis!”, ressalta Samanta Mazzolini, empreendedora social e sócia da Plana Vivências.

Ao longo do final de semana, os viajantes terão a chance de participar de diversas atividades enriquecedoras. Em uma roda de conversa com lideranças quilombolas, serão discutidos temas como a vida em comunidade e a história de luta e resistência dos moradores que sofreram com a criação do Parque Estadual da Serra do Mar sobreposto ao território quilombola.

Uma oficina de produção artesanal de farinha permitirá que os participantes entendam a importância que essa atividade teve para a subsistência da comunidade. Sob a orientação de um monitor local, eles poderão colocar a mão na massa e vivenciar o processo de produção da farinha de forma prática e participativa.

Além disso, uma trilha pela exuberante Mata Atlântica, especificamente a Trilha do Jatobá, proporcionará uma imersão na natureza e revelará a íntima relação de interdependência existente entre os quilombolas e a floresta que os cerca, finalizando com um delicioso banho no Rio Fazenda.

Para celebrar e preservar sua cultura, a vivência também contemplará momentos de música e dança. Os participantes serão convidados a se juntar ao “Grupo Ô de Casa” e vivenciar o ritmo contagiante dos tambores do Jongo, uma manifestação cultural tradicional e representativa herdada dos ancestrais africanos.

Por fim, a gastronomia será uma manifestação tangível da cultura quilombola e caiçara, onde os viajantes terão a oportunidade de degustar pratos tradicionais preparados com cuidado e dedicação pelos moradores locais. Essa experiência culinária será uma verdadeira celebração da diversidade cultural e do respeito pelas tradições.

“Participar dessa vivência não é apenas uma oportunidade de aprender e se conectar com a cultura quilombola, mas também de contribuir para o fortalecimento comunitário e a geração de renda sustentável na região” destaca Liliane Jacintho, empreendedora social e sócia da Plana Vivências. Ao escolher essa experiência, os viajantes estarão apoiando diretamente a preservação e valorização da cultura quilombola do Quilombo da Fazenda.

Vivência da Plana no Quilombo da Fazenda
Datas: 30 de setembro a 1º de outubro de 2023 e 9 a 10 de dezembro de 2023
Local: Quilombo da Fazenda, Picinguaba, Ubatuba/SP
Valor: R$ 600,00 por pessoa
Inclui: Hospedagem coletiva familiar; refeições completas (café da manhã, almoço e jantar); atividades da programação com monitores locais; acompanhamento pela equipe da Plana Vivências.
Reservas: https://forms.gle/h37HfN9Zz6sRJEpf7
Programação:
Roda de Conversa 
Oficina de produção artesanal de farinha
Trilha do Jatobá
Apresentação de Jongo
Observações: 
Vagas limitadas, não deixe para última hora!
Crianças são bem vindas, até 6 anos não paga e de 7 a 10 anos paga 60% do valor. 
Transporte não incluso, incentivamos e conectamos os participantes para caronas colaborativas, uma forma mais econômica e sustentável de viajar.
Confirmação da vivência sujeita ao número mínimo de participantes.