William Costa (*)
Com o avanço da tecnologia, o uso da inteligência artificial está cada vez mais presente na vida das pessoas, especialmente após o surgimento de ferramentas como o ChatGPT.
Embora seja um tópico que tem gerado controvérsia, é inegável que a IA pode ser usada como instrumento para facilitar o cotidiano, seja para agilizar processos que antes eram lentos, seja para criar ideias. Querendo ou não, essa inovação avança mais a cada dia, revolucionando as mais diversas áreas e, com a literatura, não é diferente.
A IA oferece diferentes vantagens para o mercado editorial que vão ao encontro das marcas, dos autores e dos leitores. Cabe a cada um optar por usar a tecnologia no processo ou não, mas é fato que o ChatGPT, por exemplo, já está mais inserido no dia a dia. Em um cenário de convergência midiática e rápidas transformações, é preciso valorizar a tecnologia e aproveitar o que os avanços podem oferecer para otimizar o tempo e reduzir custos. Então, confira a seguir quatro vantagens que a IA pode proporcionar para a literatura e a produção literária.
Indicações de leituras inteligentes
Embora as pessoas não percebam no dia a dia, há muitos anos os algoritmos são responsáveis por observar nossos hábitos de leitura e por fornecerem indicações de livros. Diversos aplicativos realizam esse trabalho com o intuito de garantir melhores experiências e dicas personalizadas. O hábito de ler está presente na rotina de apenas 52% dos brasileiros, conforme a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica). Por isso, trata-se de dicas valiosas.
Agilidade para a edição e revisão
As ferramentas de IA podem ajudar os autores a poupar tempo e esforço, automatizando tarefas repetitivas como a revisão e a edição. Os recursos podem ajudar a verificar erros mais facilmente, agilizar a revisão gramatical e aprimorar o vocabulário. Também podem auxiliar a lidar com diferenças linguísticas e culturais, proporcionando melhor compreensão de como escrever para públicos diferentes e ainda ajudar na tradução.
Criação de conteúdo
As ferramentas de IA também vão ao encontro de melhorar o estilo de escrita dos autores, originando novas ideias e até mesmo gerando conteúdo. A tecnologia pode auxiliar a criar perspectivas, o que pode levar a histórias únicas. Uma das aplicações mais interessantes da IA na literatura é a sua capacidade de conceber personagens. Outro uso pode ser voltado ao desenvolvimento de enredo mais envolvente e inovador. Ao fazer isso, uma boa dica é fornecer instruções claras e específicas à plataforma, para receber conteúdos de maior qualidade. Ainda sempre é preciso editar a narrativa gerada pela ferramenta para evitar erros e direcioná-la ao estilo de escrita do autor.
Capas e imagens para as obras
Outro uso positivo das inteligência artificial diz respeito à facilidade para a criação de capas e imagens para os livros. Isso pode contribuir com autores independentes, por exemplo, que não contam com a ajuda de designers profissionais para a elaboração das artes. Muitas pessoas têm dificuldades para criar designs e a ferramenta é capaz de oferecer sugestões de imagens e cores para a identidade visual, além de dicas de como organizar melhor as ideias.
(*) É fundador da App Universo, a nova rede social para amantes de livros – e-mail: [email protected].