Levantamento realizado pela área de Data Driven e Análise de Dados da Vianews, agência de comunicação integrada para a América Latina com 37 anos de mercado, aponta que o metaverso segue como um assunto de interesse não só no radar das empresas, como da mídia brasileira.
Segundo o levantamento, em 2022, o assunto foi tema de 64.223 matérias, publicadas em veículos impressos e digitais, resultando em uma média de 5.351 menções na mídia por mês.
Já nos primeiros cinco meses de 2023, foram identificadas um total de 22.446 matérias sobre o assunto, resultando em uma média de 4.489 menções ao metaverso por mês. No mesmo período de 2022, o assunto manteve praticamente o mesmo índice de exposição, com um total de 24.518 menções identificadas, ou seja, uma média de 4.903 menções/mês.
“Ao analisar os dados de exposição do metaverso na mídia brasileira, concluímos que o assunto ainda se mantém bastante relevante na agenda das empresas e, consequentemente, na pauta da mídia brasileira. O que pode explicar a falsa impressão de que o assunto “morreu”, talvez, seja o seu grau de abrangência, sobretudo em comparação à explosão do ChatGPT”, explica Pedro Cadina, CEO da Vianews.
Para efeito de comparação, no hype do ChatGPT em fevereiro deste ano, o assunto foi citado em 5.139 títulos de matérias, segundo dados de uma outra pesquisa realizada pela Vianews. No mesmo período, o metaverso foi identificado em 4.618 publicações.
“Apesar dos desafios econômicos que impactam diretamente os investimentos em processos de transformação digital e novas tecnologias, cada dia mais o metaverso aparenta estar conquistando o seu espaço e se firmando como um caminho sem volta para os negócios do futuro”, completa Cadina. Realizada por meio de uma ferramenta digital de monitoramento de marcas, a análise feita pela Vianews levou em conta as publicações identificadas de 1 de janeiro de 2022 a 31 de maio de 2023, que continham “metaverso” no título, no corpo da matéria e/ou link building (https://vianews.com.br/).
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