Negócios em Pauta 16/05/2023

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segunda-feira, 15 de maio de 2023

A – Movimentação portuária cresceu no primeiro trimestre

Com base nos dados do Painel Estatístico Aquaviário da Antaq, vinculada do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a movimentação portuária no Brasil no primeiro trimestre cresceu em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento foi de 1,64% no total de cargas movimentadas, totalizando cerca de 279,5 milhões de toneladas de mercadorias. Em relação à composição do que foi transportado, cerca de um terço do total, 75,8 milhões de toneladas, foi de minério de ferro, seguido por milho, farelo de soja, petróleo bruto e derivados de petróleo, além de contêineres e outras cargas gerais. O ministro Márcio França, defendeu a expectativa de manter esse crescimento a partir dos investimentos e políticas que estão previstas para o setor. “Importante destacar que há planos para modernizar e ampliar a infraestrutura dos portos, com a intenção de aumentar a capacidade de movimentação de cargas e reduzir os custos logísticos, gerar empregos e impulsionar a economia”, afirmou.

B – Nova Picape

A Fiat revelou na sexta-feira (12) que o nome da nova picape da marca no Brasil será Titano e apresentou as primeiras imagens externas do veículo sem a camuflagem. Segundo a marca, a escolha foi inspirada “na entidade da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo em sua ascensão ao poder” e também no metal titânio, que é o mais resistente usado atualmente pela indústria de alta tecnologia. “A denominação faz referência a toda a força que a picape terá”, pontua ainda a Fiat em comunicado. O filme divulgado na sexta-feira mostra a silhueta da picape, segmento que a marca é líder no Brasil, e a empresa promete divulgar mais detalhes do novo veículos “aos poucos” (ANSA).

C – Feira de Negócios

A Eletrolar Show 2023, maior feira de negócios entre a indústria e o varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares, IoT, gamer, mobilidade e TI da América Latina será realizada de 10 a 13 de julho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A 16ª edição do evento contará com um espaço 50% maior que no ano passado. Terá, também, espaços especiais — áreas inovadoras, conectadas, interativas e de experimentação de produtos. O visitante vai encontrar as principais tendências do mercado, além de conectividade e inovação nos 10 mil produtos dos estandes das mais de 700 marcas nacionais e internacionais expositoras.

D – Eutanásia em Portugal

O Parlamento de Portugal voltou a aprovar a eutanásia – morte assistida por um profissional de saúde – na sexta-feira (12). A decisão obriga a promulgação da lei pelo presidente da República em um prazo de oito dias. Foram 129 votos a favor, 81 contra. O total ultrapassou os 116 votos necessários para a confirmação. O decreto aprovado pelo Parlamento tinha sido vetado pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa. De acordo com a Constituição, perante um veto, o Parlamento pode confirmar o texto por maioria absoluta dos deputados e, nesse caso, o presidente tem de promulgar o projeto.

E – Pacto Global

A ABBC – Associação Brasileira de Bancos, que representa 118 instituições do setor financeiro, é a mais nova signatária do Pacto Global da Organização da ONU, maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo. Reúne mais de 19 mil participantes, entre empresas e organizações, em 160 países, e objetiva incentivar e apoiar a comunidade empresarial na evolução de seus modelos de negócios, com a implementação de projetos voltados para os direitos humanos, trabalho digno, respeito ao meio ambiente e combate à corrupção. Ao aderir ao Pacto, a ABBC reforça seu compromisso em incentivar e apoiar seus associados, colaboradores e demais stakeholders na adoção dos 10 princípios universais, além de ser um hub incentivador dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (https://www.abbc.org.br/).

F – Aceleração para Startups

A Oxygea, veículo de Corporate Venture Capital, Venture Building e aceleração de startups, criada a partir da estratégia de inovação da Braskem, lança seu primeiro programa de aceleração e investimentos. O Oxygea Labs busca startups que já tenham seu produto validado e apresentem soluções transformadoras em neutralidade de carbono, economia circular, energia renovável, novos materiais e transformação digital, abrangendo Smart Factory, Analytics e Big Data. O programa apresenta uma estratégia diferenciada, pois se concentra em potencializar as startups para possíveis investimentos. Serão selecionadas até 8 startups, as quais recebem um incentivo, vinculado à participação, de R$100.000,00 cada. Ao final do programa, a Oxygea pode investir R$1.500.000, por meio de um mútuo conversível em participação societária, naquelas startups melhor avaliadas pelo time de investimento Saiba mais: (https://labs.oxygea.com/).

G – Roupas e Cobertores

A Cooperemb (Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados da Embraer) está com uma ação para atender famílias carentes durante a época mais fria do ano, o inverno. A cooperativa lançou a Campanha do Agasalho para arrecadar roupas e cobertores em bom estado. A campanha, que vai até o dia 30 de junho, tem como objetivo incentivar a doação de peças que possam aquecer o inverno de quem mais precisa. As doações podem ser feitas em uma das unidades da cooperativa em São José dos Campos, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Mogi das Cruzes, Campinas, Botucatu e Araraquara. Para doar, basta levar as peças em bom estado de conservação e colocar dentro das caixas de coleta de doações que foram disponibilizadas nas unidades.

H – Centros de Distribuição

A Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, anuncia dois novos centros de distribuição no país. Localizados nas regiões metropolitanas de Recife e Salvador, os espaços de 10 mil m2 e 6 mil m2 funcionam na modalidade conhecida como cross-docking, em que as mercadorias coletadas via parceiros logísticos são reorganizadas e direcionadas aos hubs de última milha para serem entregues ao consumidor final. Ao todo, são 8 unidades desse tipo que juntas possuem a capacidade para atender mais de 1,5 milhão de pacotes diariamente. As outras operações estão em diferentes estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Saiba mais em: (https://shopee.com.br/).

I – Vagas Celetistas

Impulsionado pelo transporte rodoviário de cargas, o setor de serviços paulista encerrou o mês de março com a criação de 37.299 postos de trabalho — saldo de 364.429 admissões e 327.130 desligamentos. No primeiro trimestre de 2023, foram gerados mais de 90 mil empregos celetistas, em um universo de quase 6,9 milhões de vínculos ativos. Para o comércio, a situação não foi tão favorável no terceiro mês do ano, ao apontar perda de 291 vagas, resultado de 132.337 admissões e 132.628 demissões. No período, o setor contabilizava estoque total de quase 2,74 milhões de vínculos ativos. Os dados são da Pesquisa de Emprego no Estado de São Paulo da FecomercioSP.

J – Gestão em Nuvem

Novas tendências surgem a todo instante no mercado. O desafio é se manter atualizado. Pensando nisso, a Viceri-Seidor, consultoria especializada em tecnologia e informação, irá realizar a primeira edição do evento Viceri-Seidor Trends, no próximo dia, em Jundiaí. O tema será cloud computing, ou computação em nuvem. Essa tecnologia permite a redução de custos com infraestrutura, agilidade, mobilidade, escalabilidade e segurança para o desenvolvimento de novas soluções. Devido a sua flexibilidade e praticidade, cada vez mais empresas vem aderindo essa modalidade. Segundo a Gartner, mais de 50% das organizações irão utilizar esse recurso até 2027. Inscrições e mais informações: (www.viceri.com.br).

K – Vinhos Italianos

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro receberão uma degustação de vinhos de algumas das mais representativas vinícolas da Itália, algumas delas ainda inéditas no Brasil. O evento “I Love Italian Wines” é promovido pela Italian Trade Agency, agência de promoção de exportações do governo italiano, e acontece nos dias 31 de maio, na capital paulista, e 1º de junho, no Rio. A degustação faz parte de uma série de ações para promover a indústria italiana de alimentos e bebidas no Brasil e contará com importadores com marcas “made in Italy” em seu portfólio, além de vinícolas ainda inéditas no país. O evento é exclusivo para convidados profissionais do setor (compradores, lojistas, varejistas e sommeliers), e o objetivo é ampliar a oferta de rótulos italianos no mercado brasileiro (Ansa).