156 views 5 mins

Por que expandir a comunicação para o exterior?

em Destaques
quarta-feira, 10 de maio de 2023

O mercado e a economia mundial começaram a apresentar taxas de crescimento representativas, aumentando o espaço para os investimentos de negócios entre os países.

Dados divulgados pelo relatório do OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) mostram que o Brasil foi o 3º maior destino de investimentos estrangeiros durante a primeira metade do ano passado (2022) — fator este que também resulta em novas oportunidades de negócios no mercado externo.

O mundo globalizado no qual vivemos hoje é um grande facilitador da expansão para as empresas. Com o advento da tecnologia, houve uma possibilidade quase que infinita da circulação de capital, que está cada vez menos burocrática, refletindo no alcance mais representativo para as marcas.

Por meio de estratégias eficazes, elas podem dominar novos mercados com uma maior facilidade. Assim, muitos negócios que não podiam sequer pensar na possibilidade de perpassarem as fronteiras, têm a chance de expandir. Para esse projeto, é preciso não apenas pensar nos produtos e serviços a serem ofertados fora do país de origem, mas nas questões culturais e, principalmente, na comunicação com o público-alvo em cada localidade.

“Para quem deseja expandir a marca, basta olhar para a forma na qual começou o negócio. Iniciar em um novo mercado é como um recomeço. As mesmas técnicas de comunicação podem sempre ser aplicadas para se comunicar com um novo público.” afirma Mariana Alves de Assis, founder e CEO da MA² Business and Communications, agência de comunicação.

A grande vantagem de investir em uma comunicação para o exterior é justamente aproveitar as movimentações para alcançar novos patamares como companhia. Confira alguns dos pontos positivos:

  • Aumentar a participação de mercado;
  • Conquistar novos públicos e nichos;
  • Criar autoridade para a marca;
  • Desfrutar de uma gama maior de oportunidades do mercado global.

Como expandir a comunicação para o exterior? – Há inúmeras vantagens pelas quais expandir a comunicação para o exterior. Porém, como começar? Para isso, é possível seguir algumas dicas como:

  1. Definir a estratégia – O primeiro passo é a definição do que a empresa deseja e para onde quer expandir. Isso inclui com qual língua quer passar a dialogar, o país em questão, entre outras informações relevantes.
  2. Conhecer o novo público – Assim como foi realizada uma pesquisa em seu país de origem, é ainda mais importante levantar informações sobre o local em que deseja expandir e o público que se quer alcançar. A pesquisa, quanto mais detalhada for, melhor será para a marca ao dialogar com esse novo mercado. As perguntas podem ser para saber do que o público gosta, como é o seu dia e dia, as suas características e necessidades, por exemplo.
  3. Conhecer o mercado – Conhecer o mercado local e quais serão os seus novos concorrentes é mais um passo importante para ingressar com a comunicação no exterior.
  4. Utilizar a tecnologia ao seu favor – Hoje, não é mais necessário que um escritório ou uma loja física seja aberta no local para que ela opere em determinada região. As tecnologias existem para conectar de forma online e tornar possível o que antes parecia impossível.

Por isso, é importante aproveitar das redes sociais para a divulgação, das plataformas e bancos digitais para realizar as transações, entre outros facilitadores disponíveis por ela.

Fonte e outras informações: ( MA² Business and Communications).