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Como as formas de pagamento impactam a decisão de compra e o varejista

em Artigos
terça-feira, 02 de maio de 2023

Clóvis Souza (*)

O processo de decisão de compra é o caminho de amadurecimento das escolhas do cliente para a aquisição de produtos e serviços. Nessa sociedade mais protagonista de seu consumo, o mercado varejista precisa estar cada vez mais atento às possibilidades que pode oferecer para fidelizar seu público e aquecer os negócios. Existem muitas estratégias e, em um mundo plural, a diversidade nas formas de pagamento pode ser a chave para a boa experiência de compra.
De acordo com dados da consultoria Enext, a taxa média de abandono de carrinho de compra no e-commerce brasileiro é de 61%. Entre os principais fatores que geram essa desistência está a falta de opções de pagamento. Na maioria dos negócios, muitos obstáculos que atrapalham a conversão de venda podem ser resolvidos com bom planejamento e uma dose de inovação.
Se até essa etapa do funil de vendas a experiência foi satisfatória, o momento do pagamento conclui a jornada com chave de ouro. Porém, se o consumidor passar por uma experiência ruim logo no final de sua compra, todas as etapas anteriores poderão ser prejudicadas e terminar em perdas. É preciso colocar foco nessa fase da compra e estar sempre atento às novidades que surgem a todo momento.
Recentemente, o WhatsApp disponibilizou transferência de dinheiro pelo aplicativo. Outras redes sociais, como o Facebook, também permitem esse processo. É possível utilizar as ferramentas de diferentes maneiras, até mesmo enviando um link para que o cliente acesse e possa pagar on-line. O fato é que, hoje, existem muitas formas de pagamento que estão diretamente ligadas à tecnologia, mas nem por isso os métodos tradicionais, como os cartões de crédito, por exemplo, devem se deixados de lado. As opções devem se aliar.
O IX Relatório de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait revela que o uso de pagamentos feitos por celular saltou entre os brasileiros, de 8% para 21%. Outra pesquisa, realizada pela Mastercard, destacou que 69% das pessoas no Brasil afirmaram que a pandemia incentivou a usar a aproximação. Além disso, 72% fizeram compras utilizando um cartão físico, 49% utilizaram carteiras digitais e 13% usaram tecnologias vestíveis e outros dispositivos habilitados.
Não existe mais desculpa: um cenário que deve se tornar cada vez menos comum entre o segmento é o da desistência da compra por falta de dinheiro na carteira. Com tantas formas de pagamento que surgem no mercado, oferecer alternativas viáveis para finalizar a venda é fundamental e acessível para qualquer empresa, independentemente de seu porte.
Um bom trabalho ao longo do processo de compra somado a uma etapa inteligente para pagamento aumenta as chances de o cliente ficar satisfeito e comprar mais vezes com a sua empresa.

(*) É fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país que ocupa 65% de market share no Brasil, com mais de 600 mil entregas feitas por ano – [email protected].