*Por Fran Rorato
Saber se comunicar e ter uma boa oratória são fatores predominantes para qualquer pessoa em todos os âmbitos da vida. No mundo dos negócios, não é diferente. Eu gosto de comparar ter uma boa oratória a ser um piloto de avião: você tem o poder de levar as pessoas para qualquer lugar que quiser, basta saber pilotar. No entanto, se fizermos um levantamento da quantidade de indivíduos que realmente sabem pilotar com eficiência, chegamos a um número ínfimo.
É por essa razão que comunicação e oratória são tão importantes no mundo dos negócios, principalmente para aqueles que desejam se projetar e fazer acontecer. Não dá para ter sucesso sem boa comunicação, uma coisa não existe sem a outra. No Brasil, gosto de citar o exemplo do rei da excelência e do primor da comunicação: Silvio Santos. Ele foi camelô e construiu uma empresa bilionária com o poder do carisma, da comunicação e da venda. Isso é imprescindível: saber envolver as pessoas e conseguir influenciá-las a seu favor.
Quando falamos sobre o mundo dos negócios, é essencial lembrar que tudo é venda: venda de ideias, de produtos, de serviços, de capacidade pessoal, entre vários outros. E quem não sabe se vender, eventualmente não vai conseguir se criar em um mundo tão competitivo e com pessoas qualificadas, que apresentam uma série de habilidades que você não tem ou ainda não desenvolveu.
O mercado está cada vez mais elaborado e sofisticado, por isso você precisa se destacar. É preciso envolver as pessoas com o que se fala, caso contrário, a probabilidade de não dar certo é grande, tornando inviável um possível plano de negócios, por exemplo. O meio corporativo também está dentro dessa problemática. Se você não souber apresentar suas ideias e criar conexões por meio da fala, é provável que não evolua na sua posição.
Outro ponto a ser observado é quando alguém não se comunica de forma eficiente e acaba tendo um repertório de vida também ineficiente. Isso resulta em enxergar o mundo de forma muito limitada e essa falta de conhecimento de vida gera perda de oportunidades, seja por não conseguir agarrar o momento ou mesmo por não ser capaz de identificá-lo. Vagarosamente a castração da comunicação – e da coragem de se expor – vai tolhendo grandes chances de ter sucesso e de evoluir.
Tal comportamento não é visto com bons olhos pelas empresas, que tendem a apreciar mais colaboradores com atitude. Geralmente, quem se desponta e se destaca é comunicativo. Uma promoção à liderança, por exemplo, demanda que você demonstre habilidade em conduzir um time, gerenciando metas e avaliando desempenhos para cumprir o que foi proposto. Nesse caso, é imprescindível que esse líder tenha uma comunicação clara e assertiva para todos da equipe, mesmo em momentos de pressão.
De maneira geral, para que um empresário ou empreendedor melhore a sua oratória e sua comunicação são necessários três pilares: técnica, treino e autoestima. É preciso gerar conexão de uma forma muito generosa entre esses três pontos, se expondo com constância e gerindo de forma controlada os medos e dificuldades. Feito isso, tenha absoluta certeza que você não vai melhorar apenas a comunicação, mas vai transformar, para melhor, sua vida pessoal e profissional.
*Fran Rorato é atriz, jornalista, especialista em comunicação e oratória, fundadora da 2Talk Show e CEO da rede de escolas de oratória Vox2You em São Paulo, além de ser conselheira da marca. Possui formação em Artes Cênicas, pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro; graduação em Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro; e curso de Psicanálise no Instituto Brasileiro de Psicanálise.