O processo de ensilagem do milho será tema de um dia de campo que ocorre no próximo dia 26, a partir das 8 horas, no sítio São Tomé de Baixo, na zona rural de Alagoa Nova, no Brejo paraibano. O pesquisador Manoel Francisco de Sousa, da Embrapa Algodão (Campina Grande – PB), será o facilitador do módulo.
O treinamento vai ocorrer dentro da programação da Festa do Produtor Rural do município e vai abordar ainda questões como os parâmetros técnicos para escolha de híbridos, manejo da fertirrigação, controle biológico de pragas e uso de biodefensivos e os aspectos econômicos da cultura. A Integração entre Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) também será abordada pelos facilitadores da Embrapa.
Manoel Francisco, que é zootecnista com especialização em alimentação de ruminantes e tem larga experiência em conservação e armazenamento de forragens, semiárido, agriculturas de base familiar e desenvolvimento rural sustentável, vai contar com o apoio do analista Felipe Macêdo Guimarães. Eles atuam juntos no Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPTT) da Embrapa Algodão.
O evento tem como realizadores a Prefeitura Municipal de Alagoa Nova, a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária da Paraíba (EMPAER). Com apoio do Sindicato Rural de Alagoa Nova, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e das empresas Terra – Tecnologia Agrícola, Corteva – Agriscience, do Grupo Rancho Alegre e da Vittia.