As redes sociais se tornaram ferramentas indispensáveis para que as empresas desenvolvam suas relações com os clientes de maneira efetiva. Seja na divulgação de produtos ou serviços, seja no próprio processo de venda, é indiscutível que o contato com os consumidores se dá cada vez mais através das redes, em uma tendência que só deve crescer.
E não é de se estranhar: segundo dados do relatório de Visão Geral Global da Digital, divulgado no último mês de janeiro, há, no Brasil, cerca de 152,4 milhões de usuários de redes sociais, sendo Youtube, Instagram e Facebook as principais delas. Em outro levantamento, este da agência de marketing digital Sortlist, observa-se que os brasileiros navegam na internet por mais de 10 horas por dia, sendo que 3,4 horas desse tempo é gasto em redes sociais.
Mas, afinal, o que essas redes trazem de benefícios para as empresas que as utilizam? Para Leonardo Correa Puerta, executivo de contas da Gerência de Atendimento Corporativo do Senac-SP, há um ponto básico que pode ser definido pela máxima “quem não é visto não é lembrado”.
“Diante de uma infinidade de marcas e opções, é importante que a sua empresa se destaque e invista no seu diferencial e no contato próximo com os clientes”, explica ao comentar que a facilidade de contato das empresas com os consumidores é uma das maiores transformações ocorridas no contexto da era digital, mas que embora traga muitos benefícios, o novo contexto também traz consigo inúmeros desafios.
O executivo alerta que a utilização de redes sociais “exige uma maior agilidade por parte das companhias, que precisam de prontidão nas respostas, além da sempre necessária coerência: um simples comentário pode tomar proporções gigantescas e gerar rapidamente uma crise no ambiente digital”.
Assim como é amplamente conhecido o espaço ocupado pelo mundo digital em nossas vidas, também se sabe que este ambiente está em constante transformação. As redes que hoje são as mais utilizadas podem deixar de existir em um curto espaço de tempo.
Nos dias de hoje, Leonardo aponta Instagram e Facebook como as principais plataformas de contato direto com o cliente, mas cita, por exemplo, o crescimento do TikTok, que “deve se popularizar ainda mais, sendo muito utilizado, principalmente pelo público mais jovem”. Como então se preparar para transitar entre as diferentes redes sociais?
Para o especialista, as empresas “devem se preocupar em não ser reféns de uma única plataforma”, além de ter em mente que a configuração do mercado está em permanente mudança, demandando, portanto, avaliações rotineiras sobre quais redes marcar presença. Neste ponto, sobre a migração entre redes sociais, Leonardo aconselha que “enquanto os clientes estiverem em determinada rede, é importante a empresa também estar”.
Diminuir a frequência das postagens e focar na criação de conteúdo para outras plataformas são algumas das dicas que o especialista destaca, que conclui ressaltando ainda “a importância de manter todos os meios de comunicação com os clientes 100% atualizados”. Fonte: AI/Senac-SP.