De acordo com o IBGE, 90% dos lares brasileiros já estão conectados ao celular. Grandes as chances de você mesmo, nesse exato momento, estar acessando essa publicação pelo seu celular.
Estudar os números do mercado mobile é assustador, intrigante e um soco no estômago, tudo ao mesmo tempo. O Brasil está entre os top três países do mundo em volume de horas de navegação por dia por pessoa. A pesquisa digital da Digital Turbine mostra que 20% da população brasileira não consegue ficar mais de 30 minutos sem acessar o próprio celular.
Por mais que você tenha uma relação especial com seu carro, seu relógio, sua casa, ou qualquer bem físico, aposto com você que você sente mais falta imediata de ter seu celular no bolso ou em local de fácil acesso do que de qualquer outro bem que você possua. Só a sensação de sair de casa sem celular já dá um frio na barriga, não dá?
Nesse momento, milhões de pessoas estão fazendo buscas pelo celular. Estão procurando ou definindo o que vão comer, vestir, estudar, comprar e até mesmo onde vão morar. Pessoas estão se conhecendo e criando relações. Pessoas estão estudando. Tudo isso, muito provavelmente, através desse pequeno aparelho que hoje seguramos nas mãos, mas que empresas já estão trabalhando para que possamos implantar no nosso próprio corpo, em formato de chip.
Não cabe aqui juízo de valor, as coisas são como são. O mundo é digital e cada vez mais móvel e o celular faz parte dessa transformação. Ele conecta o mundo e permite inclusive que pessoas não completamente alfabetizadas possam interagir, ficar informadas e participar de uma revolução tecnológica que, não fosse por ele, provavelmente seria bastante restrita a uma população de maior poder aquisitivo.
E o que todos esses dados querem dizer? Que se você é empreendedor, tem um negócio e quer ser visto, conhecido e reconhecido pelo seu mercado, você precisa ter no celular um aliado. Você precisa saber estar presente na vida do seu cliente através dessa tela, tão pequena e tão poderosa.
Sites, perfis de redes sociais, reviews, blogs, vlogs, aplicativos, anúncios digitais, patrocínio de banners em jogos digitais, as possibilidades que o mercado oferece são imensas. E você precisa estar preparado para participar de todas as que fizerem sentido para o seu negócio, dentro da sua capacidade financeira. O mundo hoje não existe sem o celular. O digital toma proporções astronômicas com o celular, expande universos, conecta populações e mundos de todos os tamanhos, gostos e potenciais financeiros.
É momento de você tirar os olhos da sua própria tela de celular e passar a enxergar todas as outras telas, de outros celulares e entender que o melhor lugar para sua empresa estar hoje em dia, é, sem dúvida nenhuma, esse lugar.
Carol Olival tem um perfil interdisciplinar. Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação e Mestrado em Marketing Digital, Carol Olival conta com mais de 20 anos de atuação no mercado de educação. Tem foco nas áreas de vendas e marketing e experiência como empreendedora e gestora de escolas próprias. Autora de três livros sobre educação e treinamento corporativo e TEDx speaker, hoje Carol atua como Community Outreach Director da Full Sail University, provendo constantes debates sobre como o binômico criatividade e tecnologia são necessários a todos profissionais do cenário atual, e o papel da educação dentro desse contexto.