147 views 3 mins

IDH e ABPO anunciam parceria para transformar a cadeia pecuária no Pantanal

em Agronews
sexta-feira, 24 de março de 2023

Imagem: AI/IDH e ABPO

A Fundação IDH e a ABPO (Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável) celebram uma parceria estratégica de longo prazo para apoiar o desenvolvimento sustentável da cadeia da pecuária do bioma Pantanal. Através do acordo, as organizações trabalharão para implementar uma agenda de uso sustentável do solo que promova a produção, a atração de investimentos públicos e privados e a abertura de mercados consumidores globais. A parceria foi fechada nesta quinta-feira (23), durante a 15ª Dinapec, evento realizado pela Embrapa e parceiros.

O termo de cooperação pactua também que serão utilizados o Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros e a Pecuária Orgânica Certificada como pilares para a produção de bezerros do bioma Pantanal, apoiando as etapas piloto e expansão. O foco está na meta de atingir 1 milhão de animais declarados na plataforma de rastrebailidade, que está sendo desenhada para integração com os demais sistemas existentes na indústria e no varejo dos mercados globais.  

Para avançar nessa agenda, a IDH e a ABPO vão atuar para engajar atores públicos e privados, entidades de produtores, empresas, prestadores de serviços, instituições financeiras e entidades da sociedade civil comprometidos com o desenvolvimento sustentável do bioma.
“A IDH está investindo cerca de R$ 10 mi de reais até 2025 para atingir essa meta. Isso requer uma participação ativa de todos os elos da cadeia pecuária para promover a transformação do sistema alimentar. Por isso, estamos estabelecendo parcerias com diversos atores da indústria, varejo e comércio envolvidos na cadeia pecuária compromissados com a implementação das mudanças necessárias”, reforça Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH Brasil.

O presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta, explica que o Pantanal tem, historicamente, a cria de bezerros como uma das atividades principais. E adiciona que a rastreabilidade é uma necessidade para agregar valor. “Por isso a importância de estarmos juntos com a IDH neste processo, para dar escala a essas ações junto aos produtores pantaneiros, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais para toda a sociedade. Nesta meta da IDH, de atingir 1 milhão de bezerros rastreados, acreditamos que o Pantanal poderá contribuir com uma parcela expressiva”, exalta Cruzetta.

O Protocolo de Intenções entre IDH e ABPO se estenderá até dezembro de 2025.