186 views 42 secs

O lugar delas é no agronegócio brasileiro

em Agronews
sexta-feira, 17 de março de 2023

Lugar de mulher também é no agronegócio. Um ambiente profissional antes majoritariamente masculino já conta com muitas profissionais femininas em várias áreas e as conquistas pelos mais diversos espaços continuam aceleradas. Essa evolução vem sendo comprovada ano a ano dentro de um setor de grande relevância no PIB e na economia do país.

Hoje, elas atuam na tecnologia; pesquisas genéticas; sistemas; mecanização; gestão; logística, finanças; negócios, comércio; consumo entre outras áreas. Espaços conquistados e caminhos sem volta. Uma luta pelo fim do preconceito de gênero na ocupação de cargos antes “masculinos” e pela equiparação salarial.

De acordo com um estudo de 2020, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em conjunto com a Embrapa e o IBGE, as mulheres administram 30 milhões de hectares no Brasil, ou seja, 8,5% da área total ocupada pelos estabelecimentos rurais no país.

O agronegócio foi o segmento que mais cresceu durante a pandemia da Covid-19. O setor emprega mais de 10 milhões de pessoas e representa cerca de 26% do PIB total. Ou seja, mais de um quarto do que é produzido, e gera riqueza para o país, vem desse setor.