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A fórmula para o sucesso é o empreendedor quem faz

em Manchete Principal
sexta-feira, 03 de março de 2023

Evandro Oliveira (*)

Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, porém, desistir diante do primeiro obstáculo também é algo comum entre quem deseja empreender. Existe o empreendedor que abre um negócio porque identifica uma oportunidade e outro que abre por necessidade. Nestes dois casos o que vai determinar o sucesso do negócio são as ações do empreendedor.

De antemão já adianto, não existe uma fórmula para o sucesso de um negócio, o que existe é a junção de diversos fatores como: mercado, concorrência, estratégia, gestão e planejamento que transformam um negócio em sucesso. Se por um lado não existe fórmula para o sucesso, por outro existe um fator determinante que impossibilita a caminhada rumo ao sucesso, o medo. Uma palavrinha tão pequena, mas com um poder muito grande, o de paralisar a mente de quem sonha com um negócio de sucesso.

O medo de não ter recursos financeiros suficientes para iniciar e manter um negócio; o medo de não conseguir alcançar os objetivos e de fracassar como empreendedor; o medo de não ter o apoio da família, amigos ou outras pessoas importantes na jornada empreendedora; o medo de não ter as habilidades ou conhecimentos necessários para gerenciar um negócio; o medo de não saber o que esperar ou como lidar com situações desconhecidas; o medo de ser responsável pelo sucesso ou fracasso do negócio; o medo de perder tempo, dinheiro e energia no negócio.

Simplesmente o medo já determina o fracasso. O medo é um sentimento intrínseco ao ser humano, contudo ele não pode ser maior do que o seu sonho, ele não pode te paralisar, pelo contrário, ele deve te impulsionar a vencer os obstáculos. Neste sentido, buscar se destacar é um dos fatores que te levará rumo ao sucesso.

Imagem: FatCamera_CANVA

A esse respeito, é importante entender que um negócio sempre se destaca por dois motivos: o primeiro diz respeito à diferenciação, tem muita gente vendo do mesmo em todos os cantos do mundo, logo, o seu negócio precisa ter algo que o diferencia dos demais concorrentes. Qual desejo ele desperta no cliente que o torna melhor e mais atrativo que o da concorrência? Qual seu valor agregado?

O segundo diz respeito ao preço, seu produto ou serviço tem preço competitivo? Você concede descontos ou realiza promoções eventualmente? – Enfim, existem diferentes formas para se destacar no mercado, cabe ao empreendedor buscar a melhor alternativa para isso, pois cada nicho tem o seu perfil, então é importante primeiro entender o seu público alvo e persona, para assim identificar a melhor forma de se destacar, isso está diretamente ligado ao planejamento e conhecimento.

Não existe fórmula, mas existem inspirações – Partindo do princípio que ninguém nasce sabendo, são as experiências e a busca por conhecimento que nos levam a alcançar o sucesso no mundo dos negócios. Não há nada mais motivador do que você se inspirar em histórias de pessoas que, depois de inúmeras tentativas conquistaram o sucesso que tanto almejaram. Logo, não existe fórmula para o sucesso, mas existe inspiração.

Abraham Lincoln é uma excelente referência de história de sucesso, pois ele foi literalmente um sonhador que colecionava derrotas. Foi derrotado inúmeras vezes, mas nunca desistiu, ele tinha um objetivo, focou nesse propósito e não parou até se tornar 16º presidente dos Estados Unidos. Quando ele era derrotado e as pessoas esperam dele silêncio, quando menos se esperava ele gritava mais alto ainda.

Como relata Augusto Cury, em seu livro: “Nunca desista dos seus sonhos”, Lincoln tinha muitas características dos grandes gênios: era persistente na busca de seus interesses; tinha enorme capacidade de influenciar pessoas, não dependia do retorno dos outros para seguir seu caminho e o principal, se animava diante dos desafios. Quer história mais inspiradora que essa?

Imagem:SeventyFour_CANVA

Isso só nos mostra que a resiliência é uma das principais características que um empreendedor precisa ter, pois os desafios sempre serão grandes. Então, de uma forma geral, não existe uma fórmula exata para o sucesso de um negócio, mesmo porque cada nicho tem a sua particularidade.

Contudo, o planejamento é a alma de todo negócio de sucesso. Sem planejamento é muito difícil um negócio ir adiante por muito tempo, pois você não consegue prever os riscos, avaliar as necessidades futuras, nem mesmo ter controle de custos e lucros. Além disso, outro fator importante é ter disciplina, ser dono do próprio negócio não é apenas “dar ordens”, pelo contrário, envolve muito trabalho.

Estudar o mercado, ser persistente e não desistir no primeiro obstáculo também é importante, assim como saber pedir ajuda quando observar que não está conseguindo resolver um problema. E é claro, busque sempre inovar, a inovação precisa estar na veia do empreendedor, as pessoas estão cansadas de ter mais do mesmo, apresente soluções diferentes dos seus concorrentes.

Principais características de um empreendedor de sucesso:

  • Visão de negócio: capacidade de enxergar oportunidades de negócios onde outros não conseguem;
  • Iniciativa: propensão a agir de forma independente e a tomar ações para alcançar seus objetivos;
  • Liderança: habilidade de liderar uma equipe, inspirar e motivar as pessoas a trabalhar em direção a um objetivo comum;
  • Resiliência: capacidade de se adaptar a mudanças e superar obstáculos, persistindo na realização dos objetivos;
  • Proatividade: tendência a ser proativo em vez de reativo, buscando soluções e antecipando problemas;
  • Criatividade: capacidade de pensar fora da caixa e encontrar soluções inovadoras para problemas comerciais;
  • Habilidades de comunicação: capacidade de transmitir ideias de maneira clara e efetiva, tanto oral quanto escrita;
  • Paixão: amor pelo que se faz e dedicação ao trabalho;
  • Habilidades de gerenciamento financeiro: conhecimento e habilidade para gerenciar os recursos financeiros do negócio de maneira eficiente.

É importante compreender que estas características ajudam os empreendedores a desenvolver uma mentalidade de sucesso, além de serem ferramentas importantes para tomar decisões de negócios acertadas. No entanto, vale destacar que essas características podem ser desenvolvidas ao longo do tempo, através de treinamento, estudos, prática e experiências.

(*) – É CEO da Olicon (http://www.oliconimoveis.com.br/)