Roberto Vilela (*)
O sucesso de uma empresa está ligado diretamente ao comprometimento de quem faz parte dela. Claro que existem fatores externos que podem interferir, mas em se tratando do dia a dia do ambiente de trabalho, são as nossas atitudes que orientam o caminho pelo qual ela está seguindo.
E, nesse caso, o papel da liderança é fundamental para o sucesso ou o fracasso de uma organização. Por isso é desafiador encontrar as pessoas certas para os cargos que têm como missão a dianteira das equipes.
Em meus treinamentos e palestras, o tema liderança tem destaque, isso porque as empresas tendem a perceber que liderar é mais do que dar ordens e assumir problemas, mas guiar pessoas para um objetivo em comum. E elas aprendem isso mais cedo ou mais tarde, vendo que nem todo mundo serve para ocupar tal papel, ou pelo menos não naquele momento.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e a HRTech Umanni revelou que o desenvolvimento de lideranças é o principal desafio para os profissionais de recursos humanos. O troca-troca de pessoas num cargo estratégico como o de liderança é imensamente negativo para a empresa, porque atrasa seu processo de crescimento, mas também para o próprio profissional, que não consegue criar um registro de sucesso nesse papel.
Entre os desafios de encontrar um bom líder está, primeiramente, admitir alguém cujos valores e cultura de trabalho combinem com os da empresa. Não basta ter conhecimento, esse precisa estar aliado a comportamento. E em se tratando de comportamento, a relação não só com a empresa mas também com a equipe tem que ser boa.
Quem ocupa tal papel não deve ser uma pessoa a ser evitada, temida ou ignorada, mas seguida pelos seus liderados. Listo pelo menos cinco qualidades a serem identificadas nos bons líderes e buscadas por quem quer se tornar um. São elas:
• A capacidade de identificar e desenvolver talentos: um bom líder precisa saber usar os diferenciais que as pessoas de sua equipe têm a oferecer e explorar isso de forma a valorizar a competência e o esforço desses profissionais;
• Comunicação clara e objetiva: um bom líder sabe como transmitir a mensagem de forma que ela seja entendida e aplicada pelo seu time.
• Inteligência emocional: esse ponto é extremamente importante e precisa ser trabalhado por todos em qualquer área, que é a capacidade de deixar a razão falar mais alto que a emoção, evitando prejuízos pessoas e a desestabilização da equipe.
• Feedbacks constantes e assertivos: um bom líder deve manter a equipe informada sobre o que está dando certo e o que precisa ser melhorado, constantemente.
• Focos nas entregas: o objetivo final é o resultado para a empresa, por isso um bom líder sabe se manter atento ao que está acontecendo, para evitar que algo impeça o sucesso do trabalho e isso também quer dizer manter a equipe focada no mesmo objetivo.
Encontrar uma figura que consiga conquistar o respeito, estimular o comprometimento, identificar talentos e que não seja uma pessoa que faz com que os seus subordinados queiram evitá-la a ponto de saírem da empresa, é, sim, um desafio.
Mas, entendendo isso, as empresas apostam cada vez mais na busca por qualificação de suas lideranças. Vale também destacar que a formação de um líder envolve experiência, pois não se torna essa figura da noite para o dia. É preciso vivência, adequação e busca constante por conhecimento.
(*) – É mentor e estrategista de negócios, com atuação nas áreas comercial e de gestão. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito e Caçador de Negócios. Saiba mais em: (www.orobertovilela.com.br).