As metas de conscientização sobre o Greening, doença causada por bactérias que ataca todos os tipos de citros e detalhar como funciona o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) aos produtores rurais, foram temas da reunião realizada nessa quarta-feira (15/02), na sede da Secretaria. O encontro teve a presença dos prefeitos dos municípios de Aguaí, Casa Branca, Conchal, Engenheiro Coelho, Leme, Mogi Guaçu e Mogi Mirim.
A ideia inicial da Secretaria de Agricultura é, em parceria com a Defesa Agropecuária e a CATI, promover encontros nos municípios afetados pelo Greening e, simultaneamente, informar aos médios e pequenos produtores como acessar as linhas de crédito do Fundo. “Temos que incentivar a divulgação do FEAP. Muitos produtores não conhecem o programa. Vamos montar uma estratégia junto à Defesa e à CATI para estimular a realização de encontros nos municípios com esta finalidade”, pontuou o secretário de Agricultura, Antonio Junqueira.
“Vamos trabalhar juntos, criar ações e viabilizar a divulgação das campanhas. A Secretaria estará sempre à disposição para ajudar no incremento das atividades regulares desenvolvidas pelos produtores rurais”, concluiu Antonio Junqueira.
Para o gerente geral da Fundecitrus, Antônio Juliano Ayres, é essencial reforçar a parceria junto à SAA: “nós temos que juntar forças. Tenho certeza de que o governador Tarcísio de Freitas irá apoiar as ações”.
Também estiveram presentes na reunião o secretário Executivo de Agricultura, Marcos Böttcher, o coordenador da Assessoria Técnica, Alberto Amorim, o coordenador da CATI, Alexandre Grassi, o coordenador CDA, Luís Fernando Bianco, o presidente da Associação Brasileira de Citrus de Mesa — ABCM, Antônio Carlos Simonetti, os prefeitos de Aguaí, José Alexandre Pereira de Araújo, de Casa Branca, Antônio Eduardo Marçom Nogueira, de Conchal, Luiz Vanderlei Magnusson, de Engenheiro Coelho, Zeedivaldo Alves de Miranda, de Leme, Claudemir Borges, de Mogi Guaçu, Rodrigo Falsetti e de Mogi Mirim, Paulo de Oliveira e Silva.