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Quem trabalha com vendas pode dar um big upgrade neste ano

em Manchete Principal
terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

De acordo com um levantamento feito pela pesquisadora Retail X e apresentado na Latin America 2022, sobre os dados do e-commerce nos países da América Latina, o varejo digital brasileiro foi o que teve o maior crescimento em 2022, chegando a um crescimento de US$ 8,1 bilhões da receita das vendas, em relação ao ano anterior ano.

E não para por aí, a projeção realizada pela ABComm Forekast calcula que, em 2023, o crescimento do e-commerce será de R$ 185,7 bilhões. O ticket médio pode subir para R$ 470 por compra, enquanto serão 395,1 milhões de pedidos e 87,8 milhões de compradores.

Pensando nisso, podemos avaliar que para os interessados em melhorar as vendas, 2023 pode ser um excelente ano tendo em vista o potencial desse mercado e o quanto ele tem a evoluir. Contudo, de acordo com Diego Freire, CEO da Huggy, plataforma de atendimento digital, não basta apenas estar inserido no mundo digital, mas se sobressair nele.

“Apesar de ter um grande espaço de desenvolvimento, a concorrência é alta no setor de vendas, seja qual for o produto e/ou serviço oferecido, e isso faz com que outros fatores se tornem importantes para fidelizar os clientes e atraí-los, além da qualidade do que está sendo vendido”, explica. Pensando nisso, Diego listou 10 dicas que podem te ajudar a dar upgrade nas vendas da sua empresa. Confira:

Imagem: DAPA_images_CANVA
  1. – Mude o foco para a pessoa – Claro que pensar no que será oferecido, na sua qualidade e diferencial é importante, porém é preciso se lembrar que quem irá comprar seu produto é uma pessoa, e que ela deseja ser entendida e bem atendida. Por isso, direcione seu foco ao que ela deseja e assim poderá transformar sua relação com os clientes, além de apenas “vender”.
  2. – Pesquise antes de entrar em contato – Atrair novos leads e clientes para alcançar novas vendas é uma estratégia muito utilizada, mas tome cuidado. Ao oferecer algo que não é do perfil da pessoa, pode fazer com que ela duvide da qualidade da sua empresa e recue, por isso, investir em chatbots e inteligência artificial que captam essas informações com base nas pesquisas daquela pessoa no seu e-commerce pode ser muito útil.

Afinal, assim você entenderá sua preferências e será mais assertivo ao mandar um e-mail ou mensagem.

  1. – Crie uma conexão primeiro – Conforme dito no primeiro item, o cliente quer ser tratado com tanta qualidade quanto o seu produto ou serviço. Por isso, chegar é só dar friamente o que ele busca, pode criar uma barreira que impedirá novas compras. Para que isso não aconteça, mesmo em e-commerces é possível criar chatbots que oferecem perguntas como “como posso te ajudar ?”, “precisa de algo a mais?”, “precisa tirar uma dúvida?”, entre outros, mostrando que se importa com o que consumidor pensa.

Além disso, essa conexão pode ser continuada mesmo após a finalização da compra, por meio de perguntas e enquetes de feedback, dando a oportunidade do cliente falar o que achou, os pontos fortes e o que pode melhorar.

  1. Defina quem é seu comprador – Público-alvo é um dos pilares do marketing, afinal, “quem atira pra todo lado, perde o alvo principal”. Ou seja, afunilar seu público pode até diminuir a quantidade de compradores, mas poderá aumentar as vendas, uma vez que essas pessoas em específico sabem que você terá o que elas procuram.
  2. – Contribuia, depois venda – Se o seu produto e/ou serviço é voltado mais para empresas e empresários, essa dica é valiosa. Muitas vezes você pode observar que ela organização está passando por um processo difícil e que a sua solução pode ajudar, porém, os líderes do local não sabem.

Nesse caso, se chegar apenas vendendo o seu produto isso poderá irritá-los e até mesmo ofender. Por isso, antes de qualquer coisa, converse, ofereça ajuda e ao momento que o responsável pela empresa for dando abertura você se envolve e faz o pitch do seu negócio.

  1. – Faça perguntas e ouça – Entender o que o cliente procura é essencial para gerar uma boa relação e uma venda assertiva. Por exemplo, supomos que você chegue na loja de roupas e a atendente te pergunta o que deseja você diz que quer um vestido branco, mas ela te mostra um vermelho, sem dar nenhuma explicação, apenas dizendo que é mais bonito.

A primeira coisa que você irá fazer será reclamar e dizer que não era o que queria. Por isso, ouça atentamente o que o consumidor busca e no caso de não ter o que deseja, seja sincero e então veja se a pessoa está aberta a outras sugestões. Mesmo que a compra não seja realizada naquele momento, o cliente com certeza respeitará sua sinceridade e buscará a empresa outras vezes.

  1. – – Conheça as armadilhas psicológicas – Nosso corpo e cérebro são propensos a reagir de maneira diversificada de acordo com cada situação e informação que recebemos, mesmo que involuntariamente.

Conhecer algumas dessas estratégias, pode te ajudar a influenciar na decisão do seu público, como por exemplo: efeito chamariz, oferecer uma terceira opção, entre duas, pode ajudar na escolha; efeito rima: afirmações que rimam dão a sensação de serem mais verdadeiras; viés de confirmação: estamos mais propensos a acreditar e confiar em afirmações que se alinhem às nossas realidades e crenças, e muito mais.

  1. – Fale no nível do comprador – Para executar uma venda de forma assertiva é preciso de adaptar a cada cliente ou prospect, ou seja, se ele é mais formal, a apresentação precisa ser dessa forma, se ele for mais descontraído, agir seriamente pode ser um erro, e assim por diante. Observe com quem conversa e se alinhe às expectativas dele.
Imagem: cacaroot_CANVA

9 – Crie um clímax emocional – Apesar da parte racional ser importante, a tomada de decisão sempre tem um lado emocional e isso pode ser muito usado na hora de vender. Logo, independente de qual seja o produto, pense em maneiras de como isso pode influenciar emocionalmente a pessoa a comprar. Lembre-se de que você está vendendo para uma pessoa

Assim como citamos diversas vezes ao longo dos tópicos, na correria do dia a dia, nas extensas quantidades de e-mails e com contato apenas digital, é comum vivermos no modo automático, mas é preciso se lembrar de que quem está recebendo pode não viver essa realidade e sentir a robotização.

Por isso, deixe que a conversa flua para uma questão mais pessoal, desde que haja cautela, afinal, isso irá descontrair um pouco e dará a sensação de personalização para os atendimento. – Fonte e mais informações: (https://www.huggy.io/pt-br).