A cultura corporativa é um fator vital para o crescimento dos negócios e o aumento da produtividade, é a pedra angular de qualquer organização, pois representa a forma como uma empresa opera e interage com seu corpo de profissionais, clientes e outras partes interessadas. Então, quais são os elementos que compõem a cultura de uma empresa? Como identificar os pontos fortes e fracos para trabalhá-los?
Em entrevista com Renan Barreto, Co-Founder e Estrategista de Negócios Digitais da TeamCulture, HR Tech, referência em gestão de pessoas, que tem como objetivo proporcionar resultados com propósito, ajudando as empresas a criar um ambiente de trabalho incrível, ele relata sobre a importância de avaliar periodicamente a cultura da companhia, quais são os indicadores que permitem medi-la, como identificar pontos fortes e vulneráveis e como a plataforma da HR Tech tem sido uma facilitadora para implantar, disseminar e metrificar a cultura e clima organizacional dentro das organizações. Confira!
- Quais são os indicadores que permitem medir a cultura organizacional da empresa?
A cultura organizacional é algo intangível, mas ela tem um forte impacto no desempenho corporativo. Existem diversos fatores que podem impactar na cultura organizacional, mas acreditamos que existem 4 pilares que mensuram diretamente os aspectos culturais como:
. Nível de Maturidade Cultural: Ele representa qual é a posição da organização ou equipe com base na Pirâmide de Maslow, voltada ao engajamento de colaboradores. Cada comportamento da plataforma é classificado com um grau e com base na resposta do grupo conseguimos verificar em qual nível está a cultura presente da empresa com relação a Pirâmide.
. Cultura Presente: Espelha o comportamento que os colaboradores têm na empresa naquele momento, com base no que vivenciam no dia a dia, como também seus hábitos e percepções.
. Alinhamento Cultural: É muito importante para mostrar o Gap entre a cultura presente em relação à desejada. Caso você tenha um código de cultura criado, é possível verificar se os comportamentos dos valores / princípios mapeados estão presentes hoje na empresa ou não, e quão longe está da cultura desejada.
. Cultura Desfavorável: Há algumas condutas que são desfavoráveis ao crescimento de uma organização como: Comando e Controle, Discriminação, Irresponsabilidade entre outros. Esse tipo de indicador traz qual é o percentual de cultura desfavorável que se tem na empresa. Mas, se quiser fazer uma análise mais ampla, existem outros indicadores que complementam essa avaliação de cultura organizacional, como o índice de satisfação dos colaboradores, o eNPS (Employee Net Promoter Score).
- – Por que é necessário medir a cultura da empresa?
É muito importante as organizações medirem o nível cultural para saber se as pessoas estão alinhadas com os valores que a empresa acredita para atingir seus objetivos e conquistar os resultados desejados. Um alto nível de alinhamento e maturidade cultural pode favorecer a empresa a melhorar o crescimento do negócio, reter talentos e aumento de produtividade.
Por outro lado, uma empresa com alto índice de desalinhamento cultural pode sofrer com problemas internos, que impactam no crescimento do negócio e podem gerar uma alta taxa de turnover pelas pessoas não se identificarem com os propósitos da empresa. Um alto nível de alinhamento e maturidade cultural pode favorecer a empresa a melhorar o crescimento do negócio… Por outro lado, uma empresa com alto índice de desalinhamento cultural pode sofrer com problemas internos.
- – Então, como identificar pontos fortes e fracos da companhia? E dos funcionários?
Gosto da definição dada pelo William Deming , que diz: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”. Ela é assertiva quando falamos em entender pontos fracos e pontos fortes. O primeiro passo é mensurar a cultura, para que se possa tomar decisões e criar planos de ações com base em dados, deixando a suposição individual de lado, pois ela nos dá uma margem de erro significativa.
Além de trabalhar de forma contínua com a cultura organizacional, que é uma cultura composta por valores, atitudes e hábitos cultivados dentro de uma empresa, olhando para os principais pilares mencionados nas métricas anteriores, a pesquisa auxilia a entender também sobre o clima organizacional da mesma.
Este outro ponto é voltado para as opiniões, sugestões, satisfação e sentimentos dos funcionários, que se tratam de características que contribuem para o clima geral dentro de um negócio. Lembrando que o clima organizacional de uma empresa gera um impacto direto na cultura organizacional e vice versa.
Em uma pesquisa de clima organizacional é possível entender pilares como: Feedback, Alinhamento, Relacionamento com Gestor, Vestir a camisa, Satisfação, Bem-estar, Felicidade, Reconhecimento, Crescimento pessoal, Relacionamento com a Equipe, entre outros. Estes dados indicarão os principais pontos fortes da empresa e equipes, como também os pontos onde gestores precisam melhorar com base na resposta de todos os colaboradores.
É muito importante entender que cada equipe é diferente, tem comportamentos, crenças, percepções únicas, e trazer essa informação segmentada e adaptada para cada equipe é fundamental. Um exemplo na prática é o case de sucesso do BGC Brasil. Thiago do Prado, CTO da empresa, conta as mudanças que puderam ser percebidas ao começar a trabalhar estes pontos.
“Com o início do trabalho com a TeamCulture, implementamos, além do formulário de engajamento, duas pesquisas, uma de satisfação com o time e a outra com os líderes. Disponibilizamos essas duas pesquisas com frequência de duas semanas, sendo respondida pelo time de maneira rápida todo fim de Sprint”, explica Prado. “Dessa forma começamos a receber feedbacks que não chegavam antes, mesmo com uma cultura de comunicação aberta e colaborativa difundida.
Percebemos que ter uma ferramenta que garanta o anonimato e formalize o processo de avaliação de satisfação era super importante. Acredito que essa, junto de outras medidas tomadas pela BGC, nos auxiliou a aumentar a satisfação e produtividade dos nossos colaboradores. De um lado os membros começaram a ter espaço fixo para falar sobre suas vivências e, por outro, os líderes agora têm um modelo de feedback recorrente vindo do time”, completa.
- – Quais as principais características de um bom indicador de desempenho organizacional?
Os indicadores de performance devem ser estipulados para fazer a diferença dentro de um processo. A partir de dados que permitam a realização de mudanças para otimizar as atividades da organização. Logo, um bom indicador deve ser claro, simples, fácil de entender, e deve medir algo que é importante para o sucesso da organização. Um KPI (indicador de performance) deve ser específico e transparente no que será mensurado. O indicador precisa estar alinhado com os objetivos da empresa.
Nós acreditamos que existem 3 temas que são complementares e extremamente importantes para mensurar a evolução e desempenho da organização: Resultado de Negócio, Engajamento de colaboradores e Desenvolvimento dos colaboradores. Avaliando o conjunto é possível obter respostas sobre o resultado da empresa, o desenvolvimento dos colaboradores e o engajamento deles.
Isso indicará se a organização está progredindo ou não e, principalmente, quais pontos precisam ser melhorados. Inclusive respondendo a perguntas como, por exemplo, Equipes mais engajadas trazem um maior resultado?, Equipes mais desenvolvidas trazem um maior resultado? ou Equipes engajadas e desenvolvidas trazem resultados para a empresa?
- – Neste aspecto, como a plataforma da TeamCulture ajuda a medir a satisfação dos colaboradores?
Com base em vários estudos de mercado e de experiência de usuário, entendemos que era fundamental mensurar o clima da empresa continuamente e não somente em um período específico. Ou seja, deixar de olhar para o retrovisor e olhar para a pista. Além disso, sempre pensamos em como extrair o máximo possível desse processo para trazer cada vez mais insights valiosos para os líderes e o RH.
Hoje, é enviada uma pesquisa de 6 perguntas semanalmente para os colaboradores, sendo uma pergunta voltada para a questão cultural para entender a cultura presente, e as outras com foco no clima organizacional, índice de satisfação e pilares inteligentes. Com as verificações semanais conseguimos levantar insights valiosos como: Índice de satisfação dos colaboradores, eNPS, onde conseguimos identificar como se está no momento presente e entender o percentual de promotores, passivos e detratores que temos dentro da empresa ou em uma área específica.
Além disso, conseguimos ter indicações sobre os pilares inteligentes que são temas muito relevantes para a atualidade e todas as organizações estão montando planos para isso: Diversidade, Cultura de Inovação (Segurança Psicológica) e Burnout.
- – A plataforma SaaS TeamCulture é bem intuitiva. Ela é destinada apenas aos gestores ou os funcionários também têm acesso a ela?
Ela é como uma pesquisa de satisfação, destinada a todos os colaboradores, que têm um papel fundamental, continuamente darem a sua opinião, trazendo aos seus líderes os pontos que acreditam que precisam ser melhorados, além de suas sugestões de como resolver ou melhorar determinadas situações . É uma plataforma que dá voz às pessoas dentro da empresa.
O líder não precisa mais esperar muito tempo para ter a informação em suas mãos, os relatórios são atualizados de 4 a 6 horas e realiza todos os cálculos e atualização automaticamente. Ela mesmo já traz sugestões do que pode ser feito para melhorar o engajamento da equipe. Já o RH, começa a trabalhar de uma forma mais ágil, objetiva e estratégica.
Os dados metrificados ajudam a diminuir drasticamente o trabalho operacional para atuar olhando os gráficos, feedbacks e insights que a ferramenta fornece para realizar tomadas de decisões mais assertivas. E orientando à liderança para que eles desenvolvam o engajamento dentro da empresa.
Nosso propósito é ajudar as empresas criarem ambientes de trabalhos incríveis unindo resultado com propósito. Oferecemos a melhor solução para gestão de pessoas, e para melhorar essa jornada lançaremos até o final do ano uma nova versão mais completa e repleta de insights, com uma experiência ainda melhor e já mirando a entrada de novos módulos para atender o nosso desejo de ser a única e melhor plataforma para a entrega de resultado de negócio. – Fonte e outras observações, acesse: (https://teamculture.com.br/).