O Dia Internacional do Consumidor acontece em março e já é grande a expectativa dos lojistas e dos consumidores, ansiosos por boas ofertas em um ano em que tudo ficou mais caro. Em 2022, a data superou as expectativas e apresentou um faturamento de R$ 722 milhões, um salto de 22% em comparação com o ano de 2021, de acordo com pesquisa realizada pelo Neotrust.
“Para os lojistas que pretendem alavancar as vendas na data, é de grande importância que a preparação das plataformas seja feita com antecedência de no mínimo um mês, para garantir um site estável, otimizado, que suporte o alto tráfego gerado nessa data e consequentemente agrade aos clientes”, orienta Bruce Ito, COO da FC Nuvem, frente da FCamara, especialista em serviços gerenciados de TI, infraestrutura multicloud, cybersecurity e data & analytics.
Segundo a Nação Digital, empresa do grupo FCamara focada em growth e performance, dados apontam que uma experiência ruim de carregamento e performance do e-commerce, pode destruir a oportunidade de conversão e posicionamento de marca por anos.
Um trabalho árduo de atração do cliente, que pode ir por água abaixo, por isso, é muito importante que a estratégia de marketing e comercial esteja alinhada com tecnologia, e, contar com empresas especializadas para auxiliar nesse sentido, é de extrema importância.
. Prevenção de erros e garantia de velocidade no Dia do Consumidor – Dentre muitos recursos que podem garantir menos quedas dos sites e mais vendas, os lojistas podem contar com o Stress Test, que avalia o comportamento e a performance das plataformas de vendas por meio de simulações de altos volumes de acessos simultâneos, semelhantes aos que a data costuma ter.
“A ideia é entender como o site se comporta com esse nível de tráfego e diagnosticar eventuais problemas que precisam ser corrigidos para que não haja nenhuma intercorrência durante o evento.
As lojas virtuais precisam apresentar disponibilidade, escalabilidade e desempenho para ter os resultados esperados no Dia do Consumidor. Esse processo de stress test também é importante para garantir previsibilidade e otimização do custo de infraestrutura durante o evento.
E, além de garantir a estabilidade do site, é importante se certificar que isso seja feito de forma econômica, assegurando o ROI da operação de vendas. Na FCamara, isso é feito de forma totalmente personalizada para nossos clientes, de acordo com a infraestrutura e as necessidades de cada empresa”, conta Bruce.
Ao corrigir erros como lentidão e indisponibilidade, é possível automatizar a estrutura do site, escalando o ambiente conforme o volume de acessos projetado. Esse processo monitora desde a infraestrutura básica, como memória, até erros em bancos de dados e aplicações, que possam representar gargalos para a estabilidade da loja.
“À meia noite, quando os preços são reduzidos, um e-commerce pode ter 30 mil ou 60 mil acessos simultâneos. Se ele não foi provisionado para suportar esse volume, ficará fora do ar. Para o consumidor de hoje, que vive a transformação digital acelerada dos últimos dois anos, é inaceitável e acaba sendo determinante na decisão da compra.
Entre diversas opções de lojas com boas promoções, o público sempre vai optar por aquelas em que encontra agilidade e facilidade”, finaliza o executivo. – Fonte e outras informações: (https://fcamara.com).