Qualquer empreendimento objetiva se destacar em meio às várias opções disponíveis aos consumidores, e com as clínicas médicas e hospitais não é diferente. O conceito AAFR (atrair, atender, fidelizar e rentabilizar), por exemplo, mostra quatro etapas fundamentais para que um gestor ou médico empreendedor possa elaborar estratégias e planos de ação eficientes.
Assim, é possível se destacar da concorrência, reunir mais recursos financeiros e melhorar a experiência dos pacientes. De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios e CEO da SIS Consultoria, a melhor maneira de atrair pacientes para uma clínica é conhecê-los, entender suas necessidades e apresentar as soluções disponíveis para aquele problema.
“Vale lembrar que a venda, principalmente de serviços, acontece após um relacionamento de confiança ser estabelecido, por exemplo, entre paciente e clínica. Portanto, use as redes sociais e estratégias de marketing para criar conexões com potenciais clientes”, relata.
A área da saúde geralmente, trabalha com demanda negativa. “Poucas pessoas acordam e se sentem animadas em ir ao médico, dentista ou hospital. O bom atendimento, muitas vezes, é o que fará a diferença nesta demanda negativa, auxiliará na resolução de queixas, além de acolher os clientes, respeitando suas ansiedades, medos e desejos”, declara.
Para fidelizar esses pacientes, além do bom atendimento, a atenção para desenvolver um relacionamento é fundamental. “Quando o paciente é chamado pelo nome, é reconhecido e tratado com respeito, sendo conquistado cada vez mais e nesse aspecto a fidelidade é algo que vem naturalmente. Invista em um bom CRM (Customer Relationship Management) para gerenciar o relacionamento entre equipe e clientes, entendendo que cada paciente é único dentro do seu negócio”, revela o especialista.
Essa fidelidade, consequentemente, irá trazer um maior faturamento para clínicas e hospitais. Além de ser um retorno garantido, clientes fiéis são uma das principais fontes de indicação e recomendação de um serviço ou estabelecimento. Quando alguém comentar uma necessidade que é atendida nessa unidade médica, por exemplo, o cliente que desenvolveu um relacionamento, na maioria dos casos, irá fazer uma indicação.
Para o CEO da SIS Consultoria, quando o conceito de AAFR não é aplicado, a gestão não está enxergando o consultório, clínica ou hospital como um negócio. “É preciso ver um empreendimento, de fato, como um investimento. Planejar e estruturar todas as formas de contato com os pacientes, visando uma melhor relação, é fundamental. Como dito anteriormente, quando fidelizamos pacientes, o lucro e o crescimento aparecem naturalmente”, pontua.
Em negócios na área da saúde, buscar auxílio com uma empresa terceirizada pode ser um bom movimento para gestores que não conseguem ver os resultados esperados. Tudo precisa ser muito bem planejado, mas uma empresa especializada e profissional no assunto trará o caminho a ser trilhado de forma simplificada e, com a participação ativa de ambas as partes, será possível alcançar grandes resultados. – Fonte e mais informações: (https://www.sisconsultoria.net/ ou pelo instagram @sis.consultoria).