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Custos a serem considerados na formação do preço do produto de exportação

em Agronews
quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Um dos principais objetivos do empreendedor, especialmente o industrial, é vender seus produtos para fora das fronteiras do Brasil. Contudo, ele precisa considerar custos adicionais, além dos já previstos para a produção, ao decidir exportar para outros países.
Primeiramente, o empreendedor precisa destinar um lote específico para a venda externa, que vai precisar ser armazenado. Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, empresa que oferece tecnologia para o comércio exterior, por meio de uma plataforma completa end-to-end, que ajuda gestores a planejar, monitorar e automatizar o seu supply chain global, ressalta que o exportador precisa saber diferenciar armazenagem de estocagem. “A armazenagem, muitas vezes, pode ser considerada a vilã da operação, podendo superar o custo da própria mercadoria”, alerta o executivo.
O estoque ou estocagem se refere ao produto, no aspecto de quantidade e disponibilidade. “Assim, quanto mais tempo um produto fica estocado, menos ele tende a valer. Daí vem a famosa expressão ‘estoque parado é dinheiro parado”, conceitua Helmuth.
Em contrapartida, a armazenagem diz respeito ao espaço necessário para guardar o produto. “Na prática, significa que o espaço deve dispor de temperatura ideal, ter grandes dimensões e oferecer locais para produtos inflamáveis ou perecíveis. São conceitos correlatos, mas com diferentes objetivos”, sinaliza o CEO da Logcomex.
Segundo Helmuth, de modo geral, o valor total da armazenagem varia conforme a quantidade de dias que a carga fica armazenada e do modal utilizado, sendo que a maioria dos terminais utilizados para armazenagem são privados, não havendo um padrão ou uma tabela de custos aplicada a todos os portos e aeroportos (https://www.logcomex.com/).