Alessandro Dall Orto (*)
As empresas do setor financeiro, independentemente do tamanho que possuem, necessitam buscar ações e alternativas diversas para promover evoluções que tragam mais agilidade aos processos e comodidade aos seus clientes.
Não à toa, gradativamente, os players do setor percebem que a melhoria na jornada do consumidor possui enorme valor para seus negócios. A chegada de novos meios tecnológicos tem ajudado nesse sentido. Apenas para contextualizar, de acordo com uma pesquisa da Febraban, em cada dez operações bancárias feitas no Brasil em 2021, sete foram feitas pela internet e por meio de smartphones.
Sendo assim, o setor financeiro em sua totalidade deve traçar as melhores práticas e estratégias para sofisticar a jornada do consumidor por meio da tecnologia.
Hoje em dia, os dados vêm ganhando protagonismo no ramo financeiro, especialmente por ajudarem a traduzir esse contexto de inovação. A captação e interpretação de dados colaboram não só na viabilização das transações digitais, mas também no controle de valores recebidos, no gerenciamento da inadimplência e muitas outras tarefas.
Pensando nisso, elenco algumas práticas que indicam a movimentação do mercado financeiro em promover a modernização e como podem ajudar na experiência dos usuários.
- Open Finance – O Open Finance, que funciona como um sistema bancário aberto, viabiliza o compartilhamento de dados bancários pessoais entre bancos diferentes — com o aval do usuário, é claro. Este termo, relacionado à área de serviços financeiros, é parte importante do contexto atual de tecnologia financeira, visto que, é praticado com regras devidas sobre o uso de informações do usuário entre instituições financeiras.
A iniciativa do Banco Central tem como objetivo promover a inovação ao sistema financeiro, aumentando a concorrência e melhorando a oferta de produtos e serviços financeiros para o consumidor.
- Segurança financeira – Muito além de trazer tendências operacionais, as instituições financeiras se deparam com a necessidade de proporcionar uma jornada mais segura, tendo a tecnologia como principal pilar. O cliente não só demanda novidades e ferramentas modernas, mas, principalmente, busca pela segurança de suas informações pessoais e bancárias que estão sob o poder da instituição financeira.
Com isso, através de análises avançadas e ferramentas de cibersegurança, os bancos buscam promover um monitoramento em tempo real, utilizando ferramentas, como a Inteligência Artificial, para identificar reais ameaças, de maneira que possam impedir possíveis danos aos seus sistemas.
- Personalização na jornada financeira – A experiência do cliente é uma das tarefas mais importantes e desafiadoras que o setor financeiro precisa se atentar. E isso passa diretamente pela personalização da jornada do usuário. Ferramentas de personalização são essenciais para promover uma interação direta com os clientes em tempo real.
Essa aproximação entre banco e cliente tem potencial enorme de apresentar serviços mais alinhados às suas necessidades. Desta forma, o usuário passa a enxergar as instituições financeiras muito além de um lugar para guardar seu dinheiro ou realizar operações financeiras, mas empresas preocupadas com o consumidor, alinhadas às melhores práticas do mercado.
Por fim, é importante reforçar que o setor financeiro corre contra o tempo para expandir sua atuação por meio da tecnologia, desenvolvendo métodos e operações que tragam segurança e comodidade ao usuário.
Por conta disso, o Banco Central direciona seus esforços e recursos para fazer com que o segmento seja cada vez mais digital e simplificado, tornando o mercado financeiro melhor e mais acessível para seus usuários.
(*) – Com experiência no universo de ERPs (Softwares de Gestão Empresarial), projetos de Business Intelligence (BI), Sistemas Web, Apps, CRM e outras ferramentas integradas, é CEO da Dupay (https://dupay.com.br/).