O trabalho remoto veio para ficar. Pesquisa da Revelo, plataforma de recrutamento, aponta que 83,4% dos 537 profissionais de 35 empresas entrevistadas preferem esse modelo. E o setor de tecnologia é o que se adapta mais facilmente à proposta.
É o caso da SysMap Solutions, empresa brasileira que desenvolve soluções de software e oferece serviços especializados de TI, que hoje chegou à marca de 100% de seus profissionais aptos ao trabalho à distância.
Apesar disso, para os que preferem o modelo tradicional, os escritórios presenciais foram mantidos. Toda essa transição teve início bem antes da pandemia, quando o tema era pouco debatido. Tudo partiu de uma pesquisa interna realizada em 2019 para entender o que os profissionais achavam mais importante no ambiente corporativo.
O estudo apontou, já naquela época, o trabalho remoto como prioridade: mais de 60% disseram que seria mais produtivo se trabalhassem em casa; mais de 80% afirmaram que daria para fazer o trabalho remotamente; e quase 40% das pessoas responderam que gastavam entre uma e duas horas com o deslocamento para o escritório, o que causava um impacto no aproveitamento do tempo.
Com isso, a SysMap Solutions, diferentemente da maioria das empresas mundo afora, não foi surpreendida estruturalmente com a pandemia. Enquanto o Brasil repensava, a partir de março de 2020, em como instalar o trabalho remoto, a empresa de tecnologia já estava com grande parte do time adaptada.
. Como se tornar modelo em trabalho remoto – Daí em diante, a empresa tem caminhado para se tornar modelo em relação ao trabalho remoto. E, vale ressaltar: mesmo atuando à distância, mantém todas as entregas com qualidade e dentro dos prazos, segundo avaliação dos próprios clientes. Entre as adaptações que são destaque, está o processo seletivo.
Todas as entrevistas, os testes, as contratações e o onboarding são realizados remotamente, o que permite estruturar um time com talentos de qualquer lugar do mundo. Há profissionais que atuam em países das Américas, Europa e África, somando culturas e experiências diferentes, o que resulta diretamente na criação de produtos e serviços modernos e inovadores.
Para manter sempre a confiabilidade dos clientes e a segurança dos processos, que sempre foi marca registrada da empresa quando o trabalho era presencial, a empresa mantém metodologias que valorizem a transparência nos processos evolutivos das atividades. A proposta permite mostrar, também, que a operação se tornou ainda mais produtiva com o trabalho remoto, graças a uma maior flexibilidade de horários aos profissionais, o que reflete em melhor qualidade de vida.
Aos profissionais, o foco da empresa tem sido criar iniciativas para que eles não percam, mesmo à distância, o sentimento de pertencimento. “Nosso desafio é criar ações de endomarketing, mensagens de incentivo ao time, e interagir sempre com eles pelas nossas redes. Muitas vezes, as pessoas ficam imersas naquele universo e não conseguem visualizar a empresa como um todo. Por isso, diariamente, nós fomentamos essa comunicação corporativa”, afirma Viviane Tavares, Gerente de Marketing e Comunicação da SysMap Solutions.
“Temos como facilitador o fato de sermos uma empresa de tecnologia. Mas, apesar disso, é um desafio para uma grande organização manter a proximidade dos profissionais à distância, conquista que alcançamos graças a uma série de estudos e ações de relacionamento.
Hoje, temos pessoas extremamente capacitadas em várias partes do Brasil e do mundo e um índice de satisfação dos clientes muito elevado. Vale lembrar que também pensamos naqueles que preferem o modelo tradicional. Por isso, mantemos os nossos escritórios ativos”, explica Daves Souza, CEO da SysMap Solutions.
Confira 5 dicas para empresas que querem investir nesse modelo:
1- Transparência é a palavra-chave: crie processos, disponibilize ferramentas que permitam que profissionais e clientes tenham acesso a todas as informações que sejam necessárias para o seu dia a dia;
2- Busquem as melhores mentes, independentemente de onde elas estejam. Grandes talentos podem não estar nos grandes centros. Buscar pessoas que “pensam fora da caixa”, sem considerar o local onde elas moram, pode ser decisivo para formar um time de craques;
3- Criem ações de endomarketing para que os profissionais possam interagir. Elas geram um sentimento de pertencimento que é muito importante para reter talentos;
4- Aponte os resultados positivos para clientes e profissionais sempre que possível. A comunicação é essencial para dar visibilidade a todos. Fonte e outras informações: (https://br.linkedin.com/company/sysmap-solutions).